10 bons motivos para comprar um monitor LCD

10 Bons motivos para você comprar um monitor LCD

Os monitores LCD caíram no gosto do público há muito tempo, por diversos motivos, substituindo os famigerados monitores CRT. Adquirir um monitor LCD não traz somente beleza e praticidade para o seu ambiente, mas também outros benefícios que afetam até mesmo a sua saúde.  Neste artigo, veja 10 bons motivos para se comprar um monitor LCD.

A evolução do computador está diretamente ligada com os monitores, que passaram a exercer um papel fundamental desde a época dos primeiros computadores pessoais. Com o passar do tempo, eles foram ganhando cores, resoluções, tamanhos e formatos diferentes. De telas de tubo de raio catódico a telas flexíveis, os monitores são periféricos fundamentais para o usuário que preza por qualidade de imagem e vídeo.

Vamos listar abaixo 10 bons motivos pelos quais você deveria comprar um monitor LCD, comparando-o com um monitor CRT:

 

1 – Efeito Cintilante

Efeito Cintilante

O Efeito cintilante é causado pela passagem do canhão de elétrons quando atinge a camada de fósforo no tubo do aparelho. Na prática, se a taxa de atualização do monitor for baixa (como é comum nos monitores CRT), é possível notar o efeito cintilante (a tela parece piscar). Com isso, você precisa forçar mais a visão para obter o foco na tela, principalmente no período noturno, causando cansaço nos olhos, fato este que é prejudicial a sua saúde.

 

2 – Consumo de Energia

Consumo Elétrico do Monitor CRT

Independente do tamanho da tela ou resolução, o monitor CRT sempre consumirá mais energia elétrica se comparado a um monitor LCD. Isto ocorre porque o monitor CRT utiliza altas tensões em seu interior para transmitir um feixe de luz na tela, enquanto o monitor LCD que trabalha com baixas tensões, transmite os feixes através de uma lâmpada fluorescente, que por sinal, é bem mais econômica. Em média, um monitor CRT consome 50% a mais que um monitor LCD, e este consumo pode ser ainda maior se o CRT estiver trabalhando com altas taxas de atualização (para diminuir o efeito cintilante).

 

3 – Baixa Resolução

Baixa resolução

Devido a sua limitação para transmitir feixes e cores na tela, os monitores CRT em geral possuem baixas resoluções de tela, sendo a mais comum a 1024×768. Isto se torna um problema quando você quer jogar um game de última geração ou assistir um filme em alta definição (720p, 1024p) no CRT. Como este monitor não suporta altas resoluções, o filme ou o jogo (que geralmente são em widescreen) serão reduzidos (efeito fit to screen) desproporcionalmente na tela. Isto acontece, pois o monitor CRT possui praticamente o mesmo tamanho para a largura e altura (proporção 4:3), e os jogos e filmes de alta definição foram projetados para telas widescreen (proporção 16:9), onde a largura é maior que a altura.

 

4 – Jogos e Filmes em Full HD

Jogos e Filmes em FULL HD

E falando em jogos e filmes em Full HD, vimos anteriormente que os monitores CRT não são ideais para este tipo de mídia. Além da baixa resolução, o CRT perde também pela ausência do cabo HDMI para altas definições e pela menor quantidade de pontos por polegada. Para que o usuário possa usufruir de imagens com alta qualidade, seja ela em 720p ou 1080p, o indicado são os monitores LCD, que reproduzem fielmente e com uma qualidade superior os filmes e jogos em HD.

 

5 – Reflexo na Tela

Reflexo na tela

Sabe aquele momento que você está assistindo um filme em seu quarto, e alguém abre a janela, fazendo com que você não enxergue nada em sua tela? Pois é, isso é comum de acontecer nos antigos monitores CRT, mas está sendo gradativamente solucionado nos LCD, com a tecnologia anti-reflexo. Todos os LCDs possuem uma tela 100% plana, o que ajuda a refletir de volta a luz externa. Mas o que faz toda a diferença é um fino polarizador presente em sua tela, que bloqueia boa parte do reflexo na tela. Monitores LCD com painel IPS são ainda mais efetivos nesta questão, fica a dica.

 

6 – Tela 3D

Tela 3D

As imagens em três dimensões trouxeram ao mundo uma nova visão da realidade. Com monitores e óculos feitos especialmente para esta tecnologia, você consegue obter imagens de qualidade e que parecem “saltar” da tela, como se estivessem realmente em 3D. E por ser uma tecnologia recente, somente os novos monitores LCD e LED possuem esta capacidade de reprodução.

 

7 – Posições, Peso e Espaço

Monitor LCD - Posições

Outra vantagem dos LCDs é a possibilidade de alterar a posição do monitor, invertendo, girando e regulando a sua altura. Além disso, como já era de esperar, os monitores LCDs pesam menos (cerca de 3KG contra 14KG dos CRT) e ocupam também um menor espaço (podem ser fixados até mesmo na parede). Eles são mais finos devido à ausência de um tubo de raios catódicos (presente no CRT), que foi substituído por uma fina camada de cristais líquidos.

 

8 – Dissipação de Calor

Por ser maior e consumir mais energia, os monitores CRT também acabam dissipando mais calor em seu ambiente, ajudando os componentes internos do computador (que geralmente ficam próximos a saída de ar dos CRT) a aquecerem mais, deixando a sua máquina ligeiramente mais lenta.

 

9 – Área Visível

Devido ao fato do monitor CRT ter seus cantos arredondados e a sua tela encurvada, a área visível sempre será menor do que a prevista. Se medirmos um monitor CRT 19 polegadas de um canto ao outro pelas diagonais, veremos que ele não terá 19, mas sim 17! Isso acontece pois parte da área visível fica “escondida” na encurvatura e nos cantos de plástico do monitor. Nos monitores LCD, a área visível é sempre a mesma do seu tamanho, devido a sua tela ser 100% plana.

 

10 – Vida Útil

20 mil horas é o máximo que um monitor CRT padrão poderá durar, a partir disto alguns problemas podem acontecer, como escurecimento da tela, distorção das cores e outros efeitos parecidos. É claro que, este número não é exato, podendo variar para mais ou para menos, tudo depende do estado de conservação, qualidade da energia elétrica e etc. Em contrapartida, um monitor LCD padrão ultrapassa facilmente a marca de 50 mil horas, podendo ir até 100 (segundo os fabricantes).

 

Ter um monitor LCD nos dias de hoje traz inúmeros benefícios, como falamos neste artigo. O mais interessante de tudo é o preço, muito baixo se comparado a um monitor CRT (que praticamente nem é mais fabricado). Aproveitem e conheçam as ofertas das Lojas MM para monitores LCD! São promoções especialmente feitas para você, leitor do Blog Lucas Peperaio. Cliquem e saibam mais

Lucas Peperaio

Estudante de Ciência da Computação, trabalho com desenvolvimento web há 5 anos e com hardware há 8. Nas horas vagas, sou entusiasta de Overclock, Casemod e Benchmarks, além é claro dos Games. Apaixonado por informática e pela vida, procuro compartilhar meus conhecimentos e assim, ajudar as pessoas.

Receba gratuitamente em seu E-mail
Novos artigos do meu Blog!


Após o Cadastro você receberá um Email Automático. Clique no link enviado para Ativar e receber as novidades.

Categorias do site

Mais visitados

Parceiro





6 Comentários Deixe o seu

  1. Rodrigo Novac

    Estou pensando em comprar uma TV para jogar (plugado no PC), continuo na opção do LCD?

    • Lucas Peperaio

      Sim Rodrigo, o LCD seria uma opção legal, principalmente para você que quer jogar (provavelmente usará o HDMI, se a sua placa de vídeo tiver disponível).

  2. Isabela

    Brilhantíssima Matéria, tem muitas vantagens para ter um monitor LCD que eu desconhecia e também adorei a sugestão de site pra fazer a compra do monitor LCD. Parabéns

    • Lucas Peperaio

      Oi Isabela, eu que agradeço por ter visitado o meu Blog e pelo seu comentário! volte sempre

  3. wx

    Os lcd não duram mais que os crt, isso é um mito, existem monitores crt com mais de 20 anos de funcionamento e ainda a funcionar e facilmente a maioria dos crt dura 10 anos de funcionamento intensivo ou até mais. lcd’s, por agora, avariam rápido, talvez com o tempo isso melhore.

    Tenho um crt de 15″ com a resoluçao de 1156×768, é quase tanta densidade e tamanho de pixeis que a maioria dos ecran’s lcd full hd que se vendem por ai, melhor que muitos até.

    Disfrutar de jogos em fullhd envolve a compra de uma boa placa gráfica / processador / memorias, além de que jogar abaixo da resoluçao nativa de um lcd faz com que a pixelagem seja muito mais evidente, problema que nunca acontece com um crt que escala perfeitamente a imagem em qualquer resolução. Por esta razão gamers compram muitas vezes monitores lcd de 1366×800 ou ficam com o seu bom e velho crt.

    3d não é um fenómeno dos monitores lcd, para os crt existe o 3d anáglifo que foi uma das primeiras formas de 3d a aparecer, 20 anos atrás ou mais, muitos utilizadores ficam desconfortáveis com esse tipo de 3d, eu não gostava muito dele mas o novo 3d também me deixa desconfortável e a muita gente, logo, nesse campo, não foi grande a evolução.

    Os beneficios de saúde são discutíveis mas verdade que é mais agradável olhar para um lcd, pelo menos para mim, logo, tenciono comprar um.

    • Lucas Peperaio

      Olá, sim amigo, suas informações estão corretas. Como eu falei, o tempo de vida de um monitor varia muito. Sobre a resolução também está correto, o LCD tem a resolução padrão, se trocar a imagem não fica tão legal… Enfim, como o foco do artigo era mostrar as vantagens do LCD, eu não mostrei tanto as desvantagens. Obrigado pelo comentário