Comparativo: Monitor CRT x Monitor LCD x Monitor LED

Comparativo: Monitor CRT x Monitor LCD x Monitor Led

Neste super comparativo, vamos detalhar e comparar as características do monitor CRT, LCD e LED:  Suas vantagens, desvantagens e onde são recomendados. Confira!

A história do monitor está praticamente relacionada com a história do computador, ambos andaram sempre juntos, revolucionando o mercado pela incrível qualidade apresentada. Imagine ver as imagens todas quadriculadas, em baixissíma qualidade e em preto em branco… Assim eram os monitores do tipo EGA. Atualmente, os monitores podem exibir milhões de cores, e em altas resoluções (1920 x 1080), satisfazendo o público mais exigente.

Nesta matéria exclusiva, veremos as semelhanças, diferenças e características dos 3 monitores mais usados no mundo, o CRT (Catode Ray Tube), LCD (Liquid Crystal Display) e o LED (Light Emitting Diode). Para isso, foram obtidos informações de 3 monitores da marca Samsung, um CRT, um LCD e outro LED, ambos com tela de 17 polegadas. Vamos as características básicas, que qualquer monitor de qualquer marca apresenta, em média:

 

Características Básicas

Na tabela abaixo, constam as características básicas monitores CRT, LCD e LED. Todos os dados são verídicos e estão baseados em dados do próprio fabricante (ver referências no final). Todas as informações abaixo representam uma média geral:

Características Básicas Monitor CRT 17″ Monitor LCD 17″ Monitor LED 17″
Consumo de Energia (Watts/H) 75W 35W 21W
Peso 14,5 KG 3,7 Kg 2,96 kg
Dimensões (Altura x Largura x Profundidade) 404 x 360 x 426 mm 365 x 378 x 180 mm
Vida Útil 20 mil horas 50 mil horas
Resolução Máxima 1024 x 768 1920 x 1080 (Full HD)
Ângulo de Visão Todos os Ângulos Em Perpendicular ou até 160º 170º~180º
Quantidade de Cores 16,8 Milhões 16,2 Milhões
Taxa de Atualização 75Hz 60Hz
Tempo de Resposta 0,86ms 4ms
Conexões de Vídeo RGB RGB RGB, HDMI
Área Visível 16 Polegadas 17 Polegadas

 

Monitor CRT:

O monitor CRT está sendo gradativamente substituído pelos monitores LCD e LED, mais modernos, isto é um fato. Entretanto, ele possui algumas características que outros não possuem, por exemplo, a fidelidade de cores é maior, ângulo de visão aberto (é possível enxergar imagens mesmo paralelo ao monitor), além de possuir um tempo de resposta muito baixo, entre um comando e a sua posterior reprodução na tela. Por este motivo, este tipo de monitor é mais recomendado para Gamers ou profissionais da área gráfica. Além disso, os monitores CRT são mais resistentes e, apesar da vida útil média de 20.000 horas, costumam durar muito mais.

Monitor CRT

Monitor CRT

Mas nem tudo são rosas… Os monitores CRT consomem muita energia, cerca de 100W (60% à mais que os monitores LCD). Pesam mais, ocupam um espaço maior, dissipam mais calor e, dependendo do modelo, resolução e taxa de atualização, prejudicam a visão da pessoa. Por estes e outros motivos, este monitor deixou de ser comercializado em grandes escalas, até porque, as suas qualidades aos poucos estão sendo vistas em monitores modernos, como o LED.

 

Monitor LCD:

O monitor LCD mudou completamente a maneira de reprodução, em comparação com o CRT. Este monitor não usa um tubo de raio catódico, mas sim peliculas de cristal líquido, que quando energizadas, produzem o espectro de cores na tela. Este monitor têm se tornado o mais utilizado no mundo, pelas suas vantagens em relação ao CRT: Peso reduzido, ocupa menor espaço, consome muito menos energia e não possui telas cintilantes (Efeito em que a tela parece piscar, que causa problemas de saúde). Este tipo de monitor é recomendado para todos os tipos de usuário, mas especialmente para aqueles que mantém o computador por longos períodos de tempo ligados, levando-se em consideração a economia de energia produzida por este monitor.

Monitor LCD

Monitor LCD

Um dos problemas deste monitor é o ângulo de visão fechado, ou seja, você só consegue enxergar a imagem com perfeição se estiver olhando para o monitor diretamente, caso tente visualizá-lo paralelamente (de lado), a imagem tende a perder a definição e o monitor pareçe ficar escuro. Além disso, ele vem de fábrica com uma resolução nativa, que também é a resolução máxima. Caso você não utilize-a, a qualidade da reprodução é prejudicada, diferente dos monitores CRT, que possui várias resoluções nativas.

 

Monitor LED:

O monitor LED nem sempre é LED de fato. Na verdade, a maioria dos monitores ditos como “LED”, na verdade são monitores LCDs, que ao invés de utilizarem lâmpadas fluorescentes para acenderem o monitor, utilizam LEDs. Portanto surgem dos sub-tipos de monitores: Os monitores LCD-LEDs e os monitores LEDs verdadeiros.

Monitor LED

Monitor LED

As principais vantagens de se utilizar estes monitores LED, é a economia de energia (40% menos em relação ao LCD), a qualidade de cores e uma maior emissão de luz, aumentando significamente a qualidade de imagem. Os monitores LED emitem uma luz mais forte em relação ao LCD, consequentemente, as cores parecem mais vivas e o ângulo de visão torna-se aberto (é possivel ver nitidamente o monitor mesmo em âgulos abertos ou paralelos), similar ao CRT, mais com uma vantagem: Não emite radiação na tela.

 

Enfim…
Cada monitor tem um público, um foco, qualidades e defeitos, mas de todos, sem dúvida nenhuma, o monitor LED sai na frente, por possuir praticamente as mesmas qualidades dos anteriores, CRT e LCD e ainda superá-las, com economia de energia e maior qualidade de imagem.

Numa próxima matéria, falamos sobre o monitor 3d.
Espero que tenham gostado!

Lucas Peperaio

Estudante de Ciência da Computação, trabalho com desenvolvimento web há 5 anos e com hardware há 8. Nas horas vagas, sou entusiasta de Overclock, Casemod e Benchmarks, além é claro dos Games. Apaixonado por informática e pela vida, procuro compartilhar meus conhecimentos e assim, ajudar as pessoas.

Receba gratuitamente em seu E-mail
Novos artigos do meu Blog!


Após o Cadastro você receberá um Email Automático. Clique no link enviado para Ativar e receber as novidades.

Categorias do site

Mais visitados

Parceiro





24 Comentários Deixe o seu

  1. Alexandre

    Troquei meu monitor de LCD por um de LED, e notei a diferença nas cores, o LED é muito melhor que o de LCD.

  2. Narel Rodrigues

    Fiquei procurando as referências do gráfico indicado na matéria, mas, não encontrei. :( De qualquer forma, amei a matéria e principalmente a leitura fácil e objetiva do texto. PARABÉNS! :)

  3. Lucas Peperaio

    Sim Narel, acabou faltando as referências, mas eu retirei todas as informações do site da LG (marca pela qual eu tomei referência). Obrigado pelo elogio!

    • andreza castro

      oi meu nome andreza tudo bem cm vc

  4. Jairo Souza

    Muito boa postagem, estava procurando esclarecimentos sobre.

  5. Vi Lugao

    No comparativo com CRT, a resolução máxima e a taxa de atualização estão erradas. Existem monitores CRTs que a resolução máxima ultrapassa de longe do HD 720p, e a taxa de atualização pode chegar 120 Hz, porém disponíveis nas baixas resoluções. O meu monitor meio antigo SyncMaster 796MB, também da Samsung, tem resolução máxima de 1600 × 1200 @ 65 Hz, e estou usando resolução de 1024 × 768 @ 85 Hz. Sim, esta é a taxa de atualização máxima, oitenta e cinco hertz. Veja bem a especificação do fabricante! Tem incluído lá o “dot pitch”, que é importante para determinar a resolução física. Quanto menor, melhor a definição da imagem. O meu monitor tem 0,19 mm (aproximadamente 1/5 do milímetro) de dot pitch!

  6. Andre

    Tem erro na tabela. Monitor led não oferece “todos os ângulos”. Costuma ser 170º/160º, que aliás, é um dos motivos de eu fugir desses monitores. A exceção fica por conta de LCDs/LEDs de painel IPs. Esses, sim, têm qualidade, mas o público brasileiro se acostumou com monitores de baixíssima qualidade, ou seja, LCDs e LEDs baratinhos, na faixa de preço de 300, 400 reais.

    • Lucas Peperaio

      Obrigado André, realmente estava errada esta informação. Sobre o LCD/LED, ocorre que os monitores LEDs “reais” são muito caros, o que nós compramos por LED na verdade é um LCD, com algumas melhorias e mais fino. Num próximo artigo eu falo sobre isso

  7. Heitor Vianna

    LCD: Baixo brilho, baixo contraste, arrasto na imagem, linhas definidas só com HD.

  8. SELMA

    Oi preciso de uma opinião tenho baixa visão por isso fico muito perto do monitor para enxergar mas o calor esta dando problemas de pele existe um monitor que não tenha tão quente atualmente uso um lcd de 22′ preciso mudar urgente o que escolho?

  9. grasy

    vc éh bem gatinhooo rsrsrsrsrs

    • nome obrigatorio

      ta bom o comparativo, exceto a parte que monitores CRT é recomendado pra gamers. o que no é, a resolução dele é baixa gamers geralmente usam placas de video de 1980 x 1080 p (full HD) e monitores CRT não suportão essa resolução… se fazer um compararativo a diferença é enorme entre um monitor CRT e um led rsrs

      • Paulo Ramos

        Sim,alguns gamers usam monitor CRT com resolução de ate 1900 por 1200 como exemplo o 24″ CRT Sony GDM-FW900 1920×1200@97Hz Estes tem melhor angulo de visão tornando o acompanhamento de jogos mais fácil para fiscais. O monitor de LED é um ótimo monitor mas é muito caro ainda e tem muita gente comprando LCD com iluminação a LED que não é a mesma coisa. os LCD são iluminados por lâmpadas fluorescentes nas laterais da tela, pois o cristal liquido (LCD) não emite luz, nos ditos monitores de LED baratos as lâmpadas foram trocadas por LED brancos postas na parte de trás da tela de LCD diminuiu o consumo e melhorou um pouco a imagem, já os monitores LED puros usam o próprio LED para emitirem a cor aumentando em muito a qualidade pois os pontos são mais vivos e o Preto (leia se Ausência de Luz) muito mais nítido.

        • Lucas Peperaio

          Obrigado pela contribuição Paulo, sua explicação me inspirou a fazer um post sobre o assunto.

      • Lucas Peperaio

        “nome obrigatório”, veja este comparativo:
        http://www.lucaspeperaio.com.br/blog/10-bons-motivos-para-comprar-um-monitor-lcd

    • Lucas Peperaio

      Obrigado Grasy ;)

  10. celsoLF

    Valeu, Lucas ! O comparativo foi utilíssimo p/ mim: agora posso comprar o LED (fake) baratinho que vai atender todas minhas necessidades. Continue c/ essas postagens que tem grande utilidade p/ pessoas como eu que “NÃO SÃO DO RAMO de TI”. Tudo de bom ! celsoLF.

  11. jeronimo

    como eu identifico LED verdadeiros do LCD e só a economia de energia ???

  12. Wesley

    CRT OU LCD Ruim Contras verdade

    Eu Quero depois Monitor Led 21.5 LG Otimo Bom :D

  13. Thaynara

    Muiitooooooo Obrigada Me ajudou Muitissímo, Gosteei !’

  14. andreza castro

    pow quero saber qual e a diferença entre crt e lcd

  15. Nilson Morais

    Gostei da matéria! Só uma dúvida: Você falou que existem monitores de led verdadeiros e falsos, então como saberei a diferença entre verdadeiro e falso?

  16. Ulisses Borges

    Lucas, existe alguma incompatibilidade de hardware ou software, quando substituo monitor CRT por LCD?

  17. Camila Rodrigues

    Boa Tarde Lucas Peperaio, Estou desenvolvendo um trabalho na faculdade sobre radiações emitidas por monitores de computadores, e estou com dificuldade de achar uma tabela comparativa, dos três tipos de monitores comparando os níveis de radiação emitida e qual radiação. Você teria essa tabela pra me ajudar? Desde já agradeço, Camila.