Deep WEB: A Internet proibida que ninguém conhece

Deep WEB

Regularmente todos os internautas recorrem a mecanismos de busca como o Google para encontrar determinado site. Afinal de contas, a WEB é um oceano de informações, e para navegar por ela é necessário um índice que a organize. Entretanto, os mecanismos de busca são capazes de indexar menos que 1% de toda a Internet, segundo uma pesquisa feita pela Universidade da Califórnia. Ou seja, você navega ou já navegou apenas pela “praia”, mas ainda nem conhece o oceano.

Os mecanismos de busca não conseguem indexar nem mesmo todos os sites da “praia” (os sites visíveis), quanto mais da Deep Web. Isso porque estes mecanismos possuem algumas limitações impostas pelos próprios websites. Ou seja, um website pode escolher se aparece no Google ou não; da mesma forma, o Google pode escolher se um site aparece em seus resultados, de acordo com suas diretrizes. Na prática, sites que envolvam pirataria, cracker, terrorismo e todo tipo de atentado humano como canibalismo, pedofilia, necrofilismo e etc não aparecem em seus resultados, afinal todos constituem CRIME (pelo menos no Brasil).

No entanto, estes websites ainda existem na Deep WEB, um local restrito, perigoso de uma certa forma e pouco conhecido. A dificuldade no acesso começa pela própria natureza da Deep WEB. Para acessar, não basta uma conexão de Internet e um navegador comum como o Google Chrome, mas é preciso “entrar” nesta subrede através do navegador TOR.

 

Deep WEB - A Internet Proibida

Grande parte dos internautas conhecem e navegam apenas na Praia, onde se encontram os sites mais famosos, como Youtube e Facebook.

 

Pelas poucas experiências que eu tive no submundo do Deep WEB, tive uma impressão: O lugar é realmente perigoso, sem nenhum exagero ou sensacionalismo. Lá se encontram os piores hackers e crackers do mundo, fora a quantidade de malware e vírus; todo o cuidado é pouco. O pior é quando o internauta cai na besteira de baixar algum conteúdo ilegal, por exemplo sobre pedofilia. Esses arquivos são constantemente rastreados pelas organizações investigativas de todo o mundo, inclusive a divisão de crimes virtuais do Brasil. Apenas 10MB transferidos já são suficientes para descobrirem de onde vem e para aonde vai, mesmo que a sua conexão esteja mascarada através de proxy ou surf (que é o caso do TOR). Óbvio que não é tão fácil assim, caso contrário não existiria crimes pela Internet.

Dentro da Deep WEB você verá todo tipo de conteúdo, eu particularmente busco conhecimentos na área hacker e segurança digital em alguns fóruns russos que eu encontrei. Nem adianta passar um link desse site aqui, pois http://4eiruntyxxbgfv7o.onion não é acessível de onde estamos, somente quem está dentro da rede TOR consegue acessar.

 

Camadas de Acesso

Todos os domínios terminados em “.orion” e “.tor2web” fazem parte da primeira camada metaforicamente falando. Esta é a camada mais acessível dentro da rede TOR, onde os links são divulgados em buscadores próprios, sendo mais fáceis de serem encontrados. A segunda camada possui os domínios terminados em “.i2p”, neste caso os links não são facilmente encontrados e ainda são requeridos dados cadastrais válidos para serem acessados.

A camada mais baixa, também metaforicamente falando, possui os domínios terminados em “.onion”; neste caso são páginas encriptadas. Ao acessar, você verá apenas uma sequência lógica de algoritmos de criptografia, que só pode ser descriptografada com login e senha válido. Nesta camada surgem os vírus que  se espalham pela rede além de ser uma das principais bases da rede P2P, o PirateBay (uma versão negra do maior tracker do mundo). Para participar da terceira camada, você precisa ser convidado por alguém que já participa, dificultando o egresso de novos participantes. Trata-se de um grupo seleto, geralmente com conexões de Internet de alta velocidade (acima dos 100Mb/s).

 

O que é TOR?

TOR é o acrônimo de “The Onion Router“, um sistema desenvolvido para permitir o anonimato online. O software cliente TOR encaminha o tráfego da Internet através de um rede mundial voluntária de servidores, escondendo as informações do usuário e assim impedindo qualquer atividade de monitoramento.

O projeto nasceu no setor militar, patrocinado pelo Laboratório Naval de Pesquisas dos EUA e de 2004 a 2005, foi apoiado pela Eletronic Frontier Foundation. Atualmente o software é mantido e desenvolvido pelo Projeto TOR.

 

Explore esse mundo

A Deep WEB não é ilegal, pelo contrário. Ela sim é a Internet, ou pelo menos 99,3% dela que quase ninguém conhece. Mas deixo aqui algumas recomendações:

  • Não acesse o Deep WEB com o seu sistema operacional pessoal, prefira sempre acessar através de uma máquina virtual, recomendo usar a VmWare com Linux (Tails do GNU/LINUX já vem preparado para a Deep WEB) ou Windows através do navegador TOR;
  • Instale ou atualize o seu Antivírus e mantenha um bom Firewall protegendo a sua conexão (Nada de Firewall nativo do Windows, instale o COMODO Firewall);
  • Quando acessar o Deep WEB, entre no site que é conhecido como o “Google”, o The Hidden Wiki. Lá você encontrará o que procura.
  • Não baixe nada;
  • Não converse com ninguém;

Na Deep WEB eu encontrei muito conteúdo útil, existem até blogs pessoais por lá. Encontrei sites de compartilhamento de TCC, gabaritos de várias provas; além dos sites “normais” com filmes, clipes, fóruns e portais de notícia. A rede também possui muitos Hackers e Crackers, os melhores que existem. Não confie muito, toda segurança é pouco. E ao se aprofundar nas camadas, você irá encontrar coisas estranhas, como venda de armas e drogas, assassinos de aluguel e todo tipo de conteúdo ilegal. Se decidir entrar, tome cuidado.

Deep WEB é conhecimento, não crime! Claro, depende do que você está buscando nela. De qualquer forma, navegue com segurança e evite conteúdo ilegal. Mas não se preocupe à toa, conteúdos ilegais não são fáceis de serem encontrados, até porque não são acessíveis via HTTP, somente por FTPsw e VPN, ambos privados.

Aproveite e dê uma olhada no post do Mauro Morenno, um participante “experiente”.
Fontes (achou que não tinha? rs): Universidade da Califórnia e G1

Lucas Peperaio

Estudante de Ciência da Computação, trabalho com desenvolvimento web há 5 anos e com hardware há 8. Nas horas vagas, sou entusiasta de Overclock, Casemod e Benchmarks, além é claro dos Games. Apaixonado por informática e pela vida, procuro compartilhar meus conhecimentos e assim, ajudar as pessoas.

Receba gratuitamente em seu E-mail
Novos artigos do meu Blog!


Após o Cadastro você receberá um Email Automático. Clique no link enviado para Ativar e receber as novidades.

Categorias do site

Mais visitados

Parceiro





49 Comentários Deixe o seu

  1. Scofield

    Matéria muito boa! Definitivamente é uma matéria interessante e pouco conhecida, até mesmo por aqueles que dizem que “conhecem” a internet.

  2. Ricardo

    Muito bacana

  3. Isabela

    Excelente matéria, você escreve muito bem. Parabéns!

  4. Guilherme

    Sensacional! Offshore total!

  5. Linkicha

    Muito interessante a postagem. Curti

  6. juvass

    Ja venho estudando sobre a Deep Web a um bom tempo, e inclusive ja tinha lido as materias destas fontes citadas no final do post. Usar o thor permite uma navegação privada sem rastros, mais ele ainda é muito limitado em termos de velocidade, mas para se aventurar na DeepWeb, todo cuidado é pouco, não é crime mas lá existe muito mais do seus olhos podem ver.. Excelente Post..

  7. Anão fugido

    Não precisa ir tão longe, só acessar o brchan.org/b/ que temos uma ”deep web” brasileira, e nem precisa de tantos truques,é tudo aberto ao apúblico e de facil acesso. Pornografia, pedofilia, exposição de cadaveres, além de depoimentos e confissões de adolescentes perturbados e com ausência de vida social. Não sei como a policia ou o fantastico não descobriu isso ainda. Seria a MAIOR matéria do Brasil sobre internet.

    1 semana lá e você se transforma, pega ódio de tudo e de todos, começa a não querer sair de casa, e começa a se tornar…aquele tipo de pessoa.

    • claudia

      desculpe a ignorância, mas não vi nada de mais neste brchan

  8. Bole

    piores hackers e crackers?

    um hacker do mal é um cracker e um hacker é alguém que tem conhecimento avançado em redes

  9. claudia

    eu morro de curiosidade de entrar na deep web, mas me falta coragem.

    • lucaskataoka

      Meu primo já entrou ná deep WEB ele falou que da para contratar assassinos. E se vc ser pego vc pode ser preso , eu vou tentar entrar pelo tor mais não tenho certeza se é certo

  10. clodomiro

    ja tentei acessar instalei o tor perfeito funcionando porem não encontra o link da hiddenweek seria bom se vcs que fizeram o artigo colocassem o link correto para que nos curiosos pudessemos acessar e ver como realmente é esse lado da net

  11. Leonardo

    Blá, blá, blá… Juvass… O único Thor que tu usa deve ser o do filme meu caro. O Tor Project não te deixa invisível não, apenas te ajuda a entrar por portas mais simples. A primeira camada é barbada e sem muitos tópicos interessantes. “Lá” como chamam não tem somente coisas ruins, vc não vai virar nenhum outro tipo de pessoa por acessar. Se souber onde procurar vai achar muita coisa boa. A diferença da Deep pra Surface é o registro de domínios. É seguro? Tão seguro quanto acessar link que vc não sabe de onde é. Se souber pra onde vai tudo ocorrerá sem danos ao seu sistema. Se sair clicando por tudo poderá encontrar algum link mal intensionado assim como na surface. É legal e acho que todos devem conhecer sem medo. Essa lenda em cima da Deep serve apenas para quem já está lá continuar sossegado. Pedófilos, assassinos, hackers, crackers, seitas, drogas…. Tudo isso vc pode encontrar lá por um simples motivo, o anonimato…

  12. Jonathan

    Matéria muito boa.

  13. ariel

    essa deep web, é muito perda de tempo, tem mais coisas legais na surface, mas, a nao ser que vc seja um foragido virtual, eu recomendo que voce nao tente entrar la porque é muita perda de tempo, alem de voce ser monitorado o tempo todo, nunca se sabe o qe pode acontacer, outra, NUNCA acesse do seu computador pessoal… =) mas é muito interessante a deep web, pelo seu tamanho, incrivel msm! :D

    • Davies

      “tem mais coisas legais na surface”

      noob detected

      • gabriel151

        kkkkkkkkkkkkkkkkkk noob detected é a mais

  14. Mauro Morenno

    Gostei muito do artigo! Bem explicado, eu entro na DW já faz algum tempo, criei até uma matéria à respeito falando do assunto e estou pensando em fazer um vídeo mais pra frente pra desmistificar um pouco mais essa imagem 100% negra da DW a grande verdade é que a maioria das pessoas que dizem que a polícia fica 24hs monitorando todos os site sé 100% baboseira, onde no mundo real uma pessoa vai ser monitorada só por acessar um conteúdo na internet? imagina que isso acontecesse… quantas pessoas vc acha que acessam a DW por hora no mundo inteiro? agora faça as contas de quantos computadores deveriam ser rastreados pelas polícias mundiais?! agora some isso tudo aos outros crimes virtuais pq nem todo crime tem relação direta com a DW…

    • Lucas Peperaio

      Olá Mauro, eu inclusive indiquei um link para um artigo seu no final desta matéria, pois pelo o que eu vi você é um “navegador experiente” por lá. Realmente, ninguém é monitorado dessa forma, até porque não tem pessoas suficientes para tomar conta de tanta gente. Agora, conteúdo relacionado a pedofilia eu já não posso falar nada, pois o Brasil está bem rígido neste assunto.

      Quando fizer o vídeo, manda para mim por e-mail ou respondendo este comentário, assim eu adicionarei na matéria

  15. Maycon

    que coisa nojenta e chocante essa deep web!

    Nossa caara isso é uma bosta que fede a pedofilia!

    deveria ter um modo de proibir tanta coisa desprezivel!

    • leonardo

      concordo !!

  16. Nathalia

    Nossa seu artigo é sensacional , parabéns! Eu sou muito leiga nesse assunto, e não sabia absolutamente nada sobre ele! Fiquei boba com a minha falta de conhecimento! Totalmente curiosa, mas com um pouco de medo..rs Como é bom ler algo novo (bom, pelo menos pra mim)! As vezes pensamos que sabemos de muita coisa e não sabemos de nada. Um abraço!

  17. Forasteira

    MATRIX!!!

  18. bafo

    já entrei um monte de vez . usando o TOR. não vi nada de Horror que possa me traumatizar. tem muito site estranho. mais achei um site muito interessante, do partido chinês e outro de Cuba. tem muito lixo. mais tem coisa boas sim. Porque tem muito propaganda sobre DEEP WEEB. fla nesse nome í vc foi no INFERNO. ? isso e conversa fiada do Polícia atraz de você e mentira. isso tudo falk. não acredite sou da área eu sei que estou falando.. INFORMAÇÃO NÃO E PROÍBIDO. NÃO EXISTE LEI PARA ISSSO. vc não pode e PRATICAR . TIPO CONTRATAR UM MATADO DE ALUGUÉM QUE TEM UM MONTE QUE SE OFERECE LÁ. ; wlw gente

  19. Adriano Matos

    Muito interessante o post, parabéns ! Já tinha ouvido falar algo assim, mas você explicou muito bem sobre o lugar. Enquanto eu lia fui imaginando ruas escuras, becos abandonados, sirenes de polícia ao fundo… Um lugar bem sinistro, só que no mundo digital !

    Pensarei se vou visitar ! Abraços !

    • Lucas Peperaio

      Obrigado Adriano!

      • Aline

        Olá, vou ser bem sincera minha unica curiosidade de entrar na Deep é buscar gabaritos de provas, não certo mas também não algo tão ruim assim, li os comentários e gostaria de saber qual seria uma segunda opção para acessar a Deep sem ser meu computador pessoal, já que não disponibilizo de outro. Quais minhas opções?

        • Lucas Peperaio

          Aline, faça como eu, instale um máquina virtual com o VmWare e baixe o Linux Tails (link no artigo). Assim, você estará acessando a Deep de um sistema separado do seu, eliminando qualquer risco para você. Além disso, o Tails já vem pronto para Deep, com os softwares necessários instalados.

    • marcelo

      Adivinhou meus pensamentos ,entrei na mesma sintonia …..

  20. renata

    AI EU EU ADOREI ESSE SIT PK ME AJUDA MUITO SOBRE ASM COISAS AGR EU ESTU BEM ENFORMADO!_!

  21. louis

    Parabens pela materia,é a primeira que vejo falar dessa deep web nem imaginava que existisse isso.

  22. Jhonatan

    Gostei da sua matéria, mas nem tenho coragem de entrar na Deep Web, é um lugar muito perigoso, a internet normal é melhor e mais seguro.

    • EDINHO BLATTNER

      Lucas gostei do seu post, é muito complicado e perigoso acessaresse tipo de internet, por exemplo, em casa mesmo é necessário o computador ter configurações para acessar. Obrigado.

      • Lucas Peperaio

        Usa uma máquina virtual com o Linux Tails, veja o link no artigo. Assim, o seu Windows fica protegido.

        • gahbriel soares

          eu queria muito entrar na deep web ,mas tenho medo de ser rastreado ,vai que acabo entrando em um site de seitas satanicas ,ai a coisa fica feia ,eu so tenho meu computador pessoal e so leigo em redes,qual dica vc pode me passar para eu pode navergar sem medo la na deep web

          • Lucas Peperaio

            Você não será rastreado, não se preocupe. É justamente por isto que o acesso é feito através de proxy, com o software Tor. Baixe o Sistema Operacional Tails, rode-o em uma máquina virtual e acesse a Deep.

  23. gahbriel soares

    agradeço pelo blog , cometi um erro entrando na DW ,vi muita coisa que agora fiquei com muito medo ,achei que era brincadeira da galera ,mas vi so o lixo mais podre do mundo cheguei a tremer de pavor e nojo,não sei se a foto da madellaine é real mas se for cade a policia pra salvar ela ,numca mais DW,não to conseguindo dormir a noite

  24. Julio Paraense

    Mano vc é o cara, obrigadão… vim saber um dia desses sobre essa Deep Web, ei… Vou comprar um PC, o q ele precisa pra rodar essa paradinha.

  25. Raphael

    Olha este post foi um dos mais limpos e objetivos que li em 2 horas de pesquisa… Não uso o Tor, mas o que vejo é que esta rede tem o objetivo do uso de hackers e pessoas atrás de conteúdos diferenciados na web, é por isso que é feita esta propaganda ruim dela para que seja somente pessoas que tenham algum ganho em usar esta rede continue a utiliza-la, é a divulgação boca-a-boca. Vai quem quer, e fica quem a utiliza-a.

  26. Marinho

    Bom dia, estou simplesmente encantado com tantas informações, estou a anos tentando encontrar explicações como estas pois o meu temor é enorma em entrar na internet citada acima. Parabéns Lucas, hoje mesmo irei tentar “com cautela” …

  27. Fábio Augusto Chimin Bossa

    Excelente matéria. Acabei encontrando seu blog sem querer, mas já está nos favoritos. Parabéns!

  28. gabriel151

    tenho 12 ano mais tenho mt curiosidade sobre isso deep web quando ouvi sobre o assunto pela primeira vez pesquisei mt e quero saber mais sobre isso

  29. RODRIGO AURELIANO

    OK.

  30. Ricardo

    Lá vi uma criança sem os braços e sem as pernas sendo vendida para ser estrupadas, com vídeos.

    Nunca mais

  31. Carlos

    OOOOYGFTTT

  32. nazah lisboa

    boa matéria,sempre tive curiosidade de conhecer,acho que estou mais tranquilo agora,parabéns!

  33. Cadu

    hahahahhahahahahahahah Não cara, lendo o texto você nunca entrou na dw. Para de espalhar coisa assim. -.-