Entenda porque um notebook não foi feito para jogos pesados

Entenda porque um notebook não foi feito para jogos

Notebooks comuns, aqueles que você usa para o seu trabalho e leva-o para todo o lugar que vai, não são indicados para jogos pesados, por várias questões técnicas. Os danos deixados no aparelho costumam ser inevitáveis, impedindo que você acesse a garantia ou venda para alguém futuramente…

Faz exatos 30 anos que o primeiro notebook foi lançado, para propósitos de trabalho e claro, mobilidade. Após todos estes anos, os notebooks, também conhecidos como laptops (têm o mesmo significado), conquistaram o gosto dos consumidores, tornando-o um dos aparelhos mais vendidos do mundo. Hoje, é bem provável que eles substituam os tradicionais desktops, menos para jogos…

O notebook foi feito para trabalho, internet e aplicativos, menos para jogos. Claro, jogos considerados leves e que rodem em qualquer computador não são um problema, mas games como Call of Duty, Far Cry, Crysis entre outros, que exigem muito mais energia e performance do equipamento, são verdadeiros causadores de problemas.

 

Temperatura Excessiva

Temperatura alta são um dos principais problemas

Este é o principal problema causado em um notebook quando se está jogando games pesados. Quando você inicia um game pesado, vários componentes do notebook são exigidos quase que ao máximo, são eles: Processador, Placa de Vídeo (Onboard ou Offboard), Memória RAM e Disco rígido (HD).

Com a soma de calor dissipado pelos 4 componentes, o notebook passa a esquentar mais, atingindo altas temperaturas como 80 ºC. A partir desta temperatura, o notebook começa a apresentar problemas como travamentos, ruído excessivo e quase todos apresentam desligamentos repentinos. Este desligamento é uma medida de segurança presente no processador. Quando as coisas estão ficando quente demais (Geralmente nos 79º C), o processador envia uma solicitação ao Sistema Operacional para que a máquina entre em modo de hibernação. Caso a temperatura esteja num nível extremamente crítico (acima de 83ºC), a máquina é instantaneamente desligada, para evitar a queima.

Além do risco de queima, a alta temperatura gerada por estes componentes ajudam a danificar e em até em alguns casos derreter os componentes internos da placa-mãe, como os transistores e capacitores…

 

Processador

Processador

O processador (CPU) é responsável por realizar os cálculos necessários para cada componente do jogo, desde o barulho do tiro até aonde a marca da bala vai aparecer na parede, por exemplo. Estes cálculos chegam a milhões por segundo. Os detalhes técnicos e características destas ações dos games ficam por conta da placa de vídeo, mas geralmente o processador acaba fazendo todo o processamento…

Um notebook geralmente possui uma placa de vídeo integrada, também chamada de placa de vídeo onboard. Esta placa de vídeo está embutida no chipset principal da placa-mãe, mas na nova geração de processadores da Intel (Core i3, Core i5, Core i7), a placa de vídeo está embutida dentro do próprio processador. Com isso, a temperatura no processador aumenta ainda mais (Acho que os engenheiros da Intel não ligaram muito para isso).

A parte central do processador é o núcleo, ali são feitos os cálculos necessários por todo o funcionamento do computador. Toda ação feita pelo usuário, desde mexer o mouse até abrir um software, é processada ali dentro. Existe processadores que possuem mais de um núcleo, 2, 4 e até 8. Com mais núcleos, o processamento é dividido entre eles, aumentando a performance da máquina.

É exatamente nos núcleos que as coisas ficam “quentes” e altas temperaturas podem causar a sua queima. Vale ressaltar que, os núcleos podem queimar individualmente, pois um núcleo pode estar sendo mais utilizado do que o outro. Você pode determinar qual software vai usar qual ou quais núcleos pelo gerenciador de tarefas do Windows.

 

Placa de Vídeo

Placa de Vídeo

A imagem acima mostra uma placa de vídeo externa para desktop. Existem dois tipos de placas de vídeo, as externas (Offboard) e as internas (Onboard). As Offboards são as que apresentam um desempenho superior, pois todo o processamento gráfico fica por conta dela, aliviando o processador desta tarefa.

No notebook também temos as placas Offboard e Onboard, a diferença é: As duas são embutidas, enquanto no desktop nós podemos trocar a Offboard por outra melhor. A placa de vídeo onboard de um notebook está no chipset ou no processador (como falado anteriormente) e a placa de vídeo offboard está num chip dedicado, próximo ao chipset da placa-mãe. Obviamente, a placa de vídeo offboard do notebook tem um desempenho superior se comparado com uma onboard com características equivalentes, pois assim como a placa de desktop, ela alivia o trabalho do processador para a parte gráfica.

Então temos o dilema: Um notebook com placa onboard esquenta o processador e um com placa offboard esquenta o chip dedicado e os outros componentes que estão próximos… Qual deles usar?

 

Disco Rígido (HD)

HD Notebook

O Disco Rígido é responsável por armazenar e transferir os dados do jogo para o processador. Enquanto o jogo está rodando, os dados vão sendo armazenados na Memória RAM. O HD de um notebook gira em torno de 5400 à 7200 vezes por minuto, e este movimento gera  calor. Como o HD do notebook fica numa posição que não facilita o dissipamento do calor (ao lado direito do touchpad), o calor gerado por ele é mantido no equipamento, ajudando a esquentar outros componentes.

 

Como diminuir a temperatura interna?

Existem algumas soluções que podem ajudar a diminuir o calor interno de um Notebook, são elas:

* Usar uma base de refrigeração, dessa forma a circulação de ar interna é melhorada e consequentemente, o calor é melhor dissipado pelo cooler.
* Limpar o cooler do notebook com um pincel ou aspirador de pó regularmente, pois o entupimento deste componente leva o notebook a aquecer mais.
* Substituir o HD tradicional por um disco SSD, ele esquenta bem menos por não conter um mecanismo de rotação.
* Optar por notebooks com coolers maiores e mais eficazes.

 

Existe notebooks para jogos pesados? Sim!

Existem notebooks feitos exclusivamente para jogos, como os da marca AlienWare. Estes sim, dissipam o calor de uma forma muito eficaz e são extremamente potentes, de modo que um game pesado dificilmente use toda a capacidade de processamento do equipamento. É claro que, o preço dele aqui no Brasil vai lá nas nuvens…

Notebook Alienware

Notebooks da marca Alienware são feitos exclusivamente para games pesados. Na imagem, um modelo recente com 2 placas de vídeo GeForce GTX 675M

O problema de aquecimento também ocorre no desktop comum, então por quê ele sim é recomendado para games, sendo que ele usa os mesmos componentes do notebook? Simples, o espaço físco do desktop é bem maior, consequentemente, todo o calor gerado pelo processador e placa de vídeo são dissipados de uma forma mais eficiente. Além disto, é possível adicionar coolers adicionais no gabinete, placa de vídeo, HD e até na memória RAM.

Já o Notebook, o espaço entre o dissipador do processador e a “carcaça” do notebook fica entre 2 e 3 cm. Com isso, boa parte do calor gerado ainda continua dentro do aparelho, por isso é normal sentir o notebook quente quando você usa ele no colo (as entradas de ar são tampadas) ou quando está jogando. O mesmo vale para o netbook e o recém-lançado Ultrabook que é ainda mais fino (1 cm de espessura).

Vale ressaltar que, não só os jogos pesados causam estes problemas no notebook, mas também os aplicativos de conversão e renderização como o Maya e o 3D Max, no momento de renderização dos filmes.

Eis a pergunta, compensa pagar R$ 5,000.00 num super notebook da AlienWare ou investir metade desse valor num desktop equivalente?

Lucas Peperaio

Estudante de Ciência da Computação, trabalho com desenvolvimento web há 5 anos e com hardware há 8. Nas horas vagas, sou entusiasta de Overclock, Casemod e Benchmarks, além é claro dos Games. Apaixonado por informática e pela vida, procuro compartilhar meus conhecimentos e assim, ajudar as pessoas. Siga-me no youtube, posto semanalmente muito material sobre Hardware, tecnologia e games em geral: Clique aqui

Receba gratuitamente em seu E-mail
Novos artigos do meu Blog!


Após o Cadastro você receberá um Email Automático. Clique no link enviado para Ativar e receber as novidades.

Categorias do site

Mais visitados





298 Comentários Deixe o seu

  1. Evil

    Muito boa a explicação… Parabéns…!!! O único pecado, está no início do segundo parágrafo… FAZ exatos 30 anos… (e não Fazem)… Abs,

    • Lucas Peperaio

      Corrigido, obrigado pelo comentário!

      • adriano

        esse Notebook Asus K45VM-VX105H c/ Intel® Core i7 3ªgeraçao – 8GB 750GB LED 14 Windows 8 Placa de Vídeo NVIDIA® GeForce® GT 630M.2GB dedicado e bom pra jogos amigos

        • paulinho

          Esse notbook pega jogo com PB,combat arms e AMD E -350 processador de 1.60GHz

      • souza

        esse Notebook Asus K45VM-VX105H c/ Intel® Core i7 3ªgeraçao – 8GB 750GB LED 14 Windows 8 Placa de Vídeo NVIDIA® GeForce® GT 630M.2GB dedicado e bom pra jogos em lucas peperaio?

      • sarah

        Lucas se eu comprar um jogo tipo pes 2013 – the sims ou baixar tranformice com um notebook

        Notebook Positivo Ultra 3D com Intel® Core™ i3, 8GB, 500GB, Gravador de DVD, HDMI, Bluetooth, LED 14″ e Windows 8 + Mochila Targus para Notebook 16″

        tem problema ???

        • anonimo

          claro eses daí roda agr jogos tipo bf3 jogos de xbox 360 pode ater da certo, mas com pouco tempo porque é aconcelhavel vc parar pois pode causar superaquecimento só é desliga um pouco dps liga dnv e volta ai vico :D

  2. Raphael lins

    Meu notBook é um Vostro 3550 e roda qualquer jogo, principalmente o GTA4 no maximo, e sim esquenta bastante, mas nada que uma mesa com coolers resolva!

    • Edino

      Máximo com fps descentes, distancia e detalhes FULL, em Full HD 1080p acho improvável… Mas roda xD

      • Lucas Peperaio

        Em FULL HD é difícil mesmo.

        • souza

          lucas ve link ai e ve se esse e bom pra jogos ai cara

          http://www.ricardoeletro.com.br/Produto/Notebook-Asus-Intel-Coretrade-i7-3610QM-Tela-14-8GB-de-Memoria-750GB-de-HD-Entrada-HDMI-Placa-NVIDIA-GeForce-Windows-8-K45VM-VX105H/49-82-272950

  3. Gabriel

    Entao quer dizer q meu positivo premium com 500gb de hd , 4gb ram o melhor processador da familia i5 nao foi feito pra jogo ‘-’ ? fail

    • Lucas Peperaio

      Sim Gabriel, exceto os notebooks da marca Alienware como explicado nesta matéria. Rodar claro que roda, até porque um I5 (dependendo da placa gráfica) tem suporte nativo para várias tecnologias exigidas nos games (pixel shader e etc, no caso das placas embutidas no CPU)…

      • Ricardo

        cara você não andou faltando as aulas do curso não? pixel shader é um recurso processado pela GPU, não tem NADA a ver com o processador, seja i3, i5, i7 Phenom, Athlon etc

        • Evandro

          Ricardo, acho que você não entendeu o que o Lucas quis dizer… Leia bem a frase: Pixel shader no caso das placas embutidas na CPU, ele quis dizer: nos processadores que possuem GPU integrada, como são os casos dos I5 e I7, que possuem Intel Graphics 3k ou 4k, e sim, com recurso Pixel Shader e Vertex Shader.

    • Evandro

      Você falou sério? Notebook positivo para jogos? Notebook positivo não é feito nem para trabalho, é feito pra criançada brincar… Notebook de verdade é Dell, HP, Sony, Alienware, Toshiba, até os ACER… Positivo é brinquedinho. Além de feitos para ser APENAS baratos, são limitados em tudo! Mesmo o seu i5 deve ter os componentes mais vagabundos do mercado. Informe-se com uma pessoas que realmente entende de computadores antes de comprar um, mesmo sendo um notebook. Já vi um i7 que não tinha nem capacidade de rodar vídeos leves “baixados” do youtube sem dar travadinhas, quanto mais jogos… Simplesmente pela engenharia dele ser mal projetada!

      • Gabriel

        nao me faça rir Evandro só pq é positivo nao quer dizer q nao roda nada pq eu rodo gta4 ,resident evil 5, CODMW3 e Nas qualidades médianas , eu rodo crysis com tudo no low (isso porque ainda nao comprei uma GTX e to rodando com uma placa fuleira ) , entao quer dizer q ao inves de escolher um positivo comk um core i7 x980 extreme com 1tb de memoria 8gb de ram vc prefere um hp com core duo quad de 2gb ram e 500 de hd

        • Evandro

          Poxa Gabriel, não quis ofender, acho que fui mal-interpretado… Eu não quis dizer que não roda jogos, eu quis dizer que não é feito nem de longe pra esse fim… Claro que eu não trocaria um i7 da positivo por um dual core da HP, até porque depende de outros fatores. Mas, comparando com valores, um i7 da positivo não é muito longe de um i5 bom da HP, e a performance é bem parecida, mesmo com clocks muito diferentes. Infelizmente a positivo só se preocupa em vender equipamentos “maquiados”. Já vi um PC positivo com um monte de propaganda dizendo ser o top, e tinha até HD de 5400rpm, pra você ter uma ideia… Placa-mãe nem se fala, só faltou teclado e mouse onboard, kkkkkkkkkk… Mas, brincadeiras à parte, peço desculpas pelo post anterior, acho que fui meio “exagerado” e um tanto “esnobe” ao criticar exageradamente os notebooks positivo. Mas, com toda a certeza, procurando em locais especializados, você consegue máquinas bem melhores por preços bem equivalentes, e falo isso por experiência própria de quem já foi dono de loja de informática! Abraço e até a próxima!

        • Lucas Peperaio

          Realmente, o foco da linha de computadores Positivo não são os games, embora existam exceções. Seus computadores trabalham com hardware inferior e limitado, com processadores, placas de vídeo e placas-mãe low-end. Dificilmente vocês encontrarão no mercado um Positivo Gamer

        • carlos

          concordo com vc,tenho um not da HP e roda jogos pesados de boa e nem fica esquentando muito

      • Gabriel

        Evandro , como disse anteriormente em outro comentario, não uso mais o positivo, e na minha primeira resposta queria lhe pedir desculpas sobre afirmativas “agressivas” ou inusitadas, minha intenção era que ficasse claro que o positivo é uma porcaria sim, mas ele deu pra quebrar o galho por algum tempo, Até mais!

      • Arthur

        Mano eu concordo com vc a unica coisa que eu tenho pra resaltar é que os notebooks da HP não são todos bons mesmo os mais novos ainda vem mto mal projetados e com os piores dicipadores de calor do mercado então tira eles da lista pq a HP hj em dia só ta boa msm para impressoras

        • Evandro

          Olha, HP tem esmo alguns modelos bem ruins, mas só pesquisando pelo preço da de ver quais são. Os de baixo custo da HP são muito baratos. Comprei um HP Envy com carcaça toda em alumínio, GPU dedicada, e roda todos os jogos que testei até agora em qualidade ótima sem aquecer. Mas o note custa 5mil no mercado comum (paguei 2.800 pois comprei com atravessador direto do canadá).

      • Adriano

        Meu notebook positivo roda nfsmw 2012,Ac3,Gh3,Tomb raider 2012,DMC,DMC 4,fifa,2013,pes 2013,tudo em full hd sem travamentos.

        • gabriel

          AI MANO CAL O MODELO DO SEU NOTEBOOK É O PREÇO?

    • nicolas

      manolo, pra começar, positivo foi avaliada como pior marca do brasil, notebook bom pra jogo tem que ser alienware ou Asus, os Asus estão vindo com placa de video nvidia GTX540 (um que eu estou pensando em comprar) um processado core i7 3ªgeração 8 gb de ram, bateria de 8 células, e desenvolvido especialmente para jogos pesados e filmes pesados, ah e leitor de blu-ray, isso tudo por apenas 2.450 reais, um positivo com tudo isso (s´oque sem a nvidia) custará em torno de 1650 reais, quem não conhece bem sobre computadores claro que irá comprar o pósitivo pq é mais barato, mas no final, vc se arrepende, porque fica lerdo mesmo vc limpando ele todo mês, formatando de 5 em 5 meses (que é o recomendado) ele fica cada vez mais lento, ou seja, positivo nãopresta pra jogo por ser uma marca sem avanços tecnológicos, sem parcerias como a Asus fez com a nvidia, a Asus evolui mais a cada dia que passa, agora lançaram a asus nvidia 690 a placa de video mais forte do mundo, Asus e´uma marca super recomendada, fica a dica.

      • Gabriel

        bom na verdade eu nao uso mais um positivo, eu montei um pc asus avaliado em aproximadamente R$5.000 , Eu particularmente só comprei o positivo porque estava desinformado quanto a esse quesito em que um notebook nao foi feito para jogos, muito menos que o positivo era orrivel, antes de comprar meu pc de gamer , eu estava usando um netbook da HP com um processador AMD-E 350 1.60 Ghz e 2 Gb de RAM COM UMA PLACA Amd Radeon HD 6320 o desempenho comparado ao positivo era quase o mesmo , fiquei surpreso ao notar isto, o HP custou 1.200 e o Positivo 2.100 , acho que fiquei no prejuizo infelismente . mas hoje ja tenho meu pc que foi projetado para jogos, e me HP ainda uso.

        • Evandro

          Só para frisar: não é necessário gastar 5mil hoje pra montar um ótima máquina para games. Com uns 2,5mil ou 3mil já é possível fazer uma máquina excepcional. Processador i7, 8gb RAM, e uma boa placa de vídeo são essenciais. O resto é barato!

      • Paulo Ramos

        Nicolas,gostaria de saber onde você leu a informação que a Positivo é a pior marca do Brasil. A Positivo aproveitou com sucesso a falta de computadores baratos no mercado, esta fatia vez da Positivo uma das maiores marcas vendidas no Brasil, você provavelmente não saiba mas a Positivo quando o Pentium D era o Top ganhou uma licitação de um grande banco nacional onde todos os micros tinham que atender a qualidade mínima exigida pelo mesmo ” e olha que o pessoal da engenharia é chato”, todos possuíam Pentium D 925 memórias Itautec ou Samsung e placas Gigabyte GA945 GCMX, ou seja a marca produz micros com qualidade mas o povão não tem como comprar, e o principal interesse da empresa e lucro. Outra coisa um Notebooks de R$ 2500,00 não é indicado para jogos pesados, ele roda mas com a qualidade reduzida, pois só uma placa de vídeo para jogos pesados custa próximo ou mais que isto e muitas vezes se usa 2 ou mesmo 4 ao mesmo tempo. sim tem notebooks para jogos mas não este seu Asus.

    • Alexandre

      o unico problema é que é positivo kkk’

  4. Filipe

    Tenho um Notebook Samsung 305E4A-BD1 AMD A6 QUAD CORE.

    Gostaria de saber se teria algum problema em estar usando o AutoCAD nesse notebook. E de vez em quando, jogar um PES ou NFS.

    E qual base seria indicada para esses notebooks da samsung? O meu só tem entrada de ar na tampa do HDD e Memoria. São duas, uma longa, na vertical, e outra, média, na horizontal. E uma saida de ar, na lateral esquerda, perto do conector de rede.

    Pensei em usar aqueles coolers exaustor, da Evercool, que vão na saida de ar. Mas, valem a pena?

    Paguei 45 reais em uma outra base, mas, dinheiro jogado fora.

    • Roger Alfredo

      Sim, você está correndo risco de queimar o notebook. Para resolver isso, tire a bateria do notebook e coloque dentro da água e deixe de molho por 20 minutos antes de jogar. Assim vai reduzir a temperatura por um longo período.

      • Lucas Peperaio

        Claro que o Roger respondeu num tom cômico, mas não tem problema não, fique tranquilo. O risco de queima existe claro, pois os componentes são forçados a trabalhar em altas temperaturas, sendo que a maior parte dos aparelhos são exportados e não foram preparados para suportar isto. Uma base de notebook sim ajuda, mas recomendo muito a pasta térmica Silver Tape. A base da thermaltake é a melhor que existe:
        http://www.thermaltakeusa.com/Product.aspx?C=1135&ID=1882

        Uso esta e diminui 10~15 graus

        • Filipe

          Muito boa mesmo.

          Adquiri, e baixou 10 graus.

          Agora sinto menas preocupação quando estou fazendo os projetos em CAD 3D

      • Filipe

        O blog seria muito melhor se não existisse pessoas como você participando deles.

        Mas, fazer o que, a liberdade de expressão é para todos.

  5. Evandro

    Lucas, ótima matéria, parabéns, vou indicar ela para meus alunos de manutenção. Eles sempre me questionam o porquê de um notebook não ser bom para jogos ou não tão bom quanto um desktop mesmo com configurações equivalentes, e minha resposta é bem próxima do que você escreveu. Uma adição que costumo colocar, é que muitos componentes feitos para notebook, são feitos mais “compactados”, como a memória, que é muito menor e fica quase encostada do outro pente e da placa mãe, fazendo que os componentes trabalhem em conjunto para esquentar os outros.

    Só uma pequena correção que deve ter passado despercebida. Você citou que o espaço entre o cooler e a carcaça do notebook “beiram os 5cm”. Acho que você quis dizer 5mm, já que a grande maioria dos notebooks nem possuem 5cm de espessura.

    Parabéns, e se não for pedir demais, você tem como montar uma matéria falando sobre os antivírus? Quais são os melhores, quais consomem menos recursos da máquina, menos falso-positivo etc… A maioria das matérias neste sentido que encontro estão bem ultrapassadas, já têm mais de 5 anos. Abraço!

    • Lucas Peperaio

      Olá Evandro, muito obrigado pelo elogio e pela indicação aos seus alunos. Realmente, o notebook tem esse problema, o chipset é muito próximo do processador, os pentes de RAM são praticamente encostados uns nos outros, e isso faz com que todo aquele calor seja absorvido pelas peças, de uma certa forma.

      Detalhe, o correto ali seria de 1 a 2 CM de espessura.
      Sobre os antivírus, deixarei em pauta para uma próxima oportunidade.

      Obrigado!

  6. Link

    Esqueceu dos AVELL? POWERNOTE?

  7. Gabriel Stronda

    Ai eu jogava PB no Notebook mas começou se Desligar simultaneamente, Agora mesmo com o jogo desinstalado ele continua a se Desligar quado eu tipo Fecho a (Respiração) . afs =/

  8. Gabriel Stronda

    Muito bom Post. Parabéns !

  9. luiz

    Na minha opniao um notbook da alienware e um monstro vi no paraguai 1 pegueno por R$4,800 e um top por R$12,000 na loja nave axo q qm tem dinheiro pra gastar compensa mt mas qm n tem pora monta um PC Super Foda por apenas R$2,800 ^^ isso pra qm pod xegar ao paraguai ;p

    • Lucas Peperaio

      Exatamente, mesmo se você comprar as peças aqui no Brasil, o preço de um computador TOP para games sairá em torno de R$ 2500,00.

  10. Bruu Paiiva

    Amigo, tenho um notebook Acer com Intel core i3-370M, 4Gb de memória e 500Gb HDD. queria saber o modelo de uma placa boa e barata da Nvidia (o suficiente para rodar no medio/alto o. game The War-Z). É possivel um notebook rodar games como war-z.

  11. Guru

    É cara, aposto que toda equipe de engenheiro e afins não fizeram os processadores e os outros periféricos pensando no super aquecimento, lastimável sua matéria.

    • Lucas Peperaio

      Sim, não fizeram. Notebooks não foram planejados para aquecerem demais, tanto é que não possuem dissipadores eficientes nas peças que mais aquecem. Outro detalhe, a carcaça do notebook não facilita a dissipação de calor. Quer um notebook que não aqueça, compre um Alienware de 7 mil e seja feliz.

      • sancler

        muito bom o post, queiria fazer uma unica pergunta..vi um note de configuracoes i7 4gb d ram, 500gb d hd sony vaio..bom por suas confguracoes e marca, nao é um dos piores mas ai vai.. vi na santa efigenia, posso confiar o q esta escritobna carcaça do note?onde consigo realmente ver tds suas configuracoes reais? desde ja grato

        • Lucas Peperaio

          O mais recomendado neste caso é ligar o notebook e usar o programa CPU-Z para ver todas as configurações reais.

        • Deivisson Costa

          Sancler, o jeito mais confiável, e instalando um programa de diagnostico, que você encontra no Baixaki, o mellhor atulamente e o AIDA 64, mas tem outros que fazem a mesma coisa como o Everest, o CPUZ. Não confie em vendedores, pois eles não sabem nada de informatica, só sabem vender e assim passando a gente pra trás.

  12. Vitor

    Vish eu tenho um Clevo (revendedora no Brasil Avell) e em alguns jogos que utiliza 100% da gpu (mto raro pq a amd não lança um driver q presta) a temperatura passa dos 90ºC tranquilo, mas nunca desligou e eu nem ligo também, visto que a empresa tem que cobrir os 3 anos de garantia que deram, azar o deles de escolher esse clima tenso do Brasil pra revender os produtos XD

  13. Rafael 2

    Agora eu sei pq meu netbook esquenta tanto,eu to afim de comprar um desktop

    • antonioks

      nunca vi tanta inutilidade num post todo o respeito ao criador do mesmo, desde quando desktop ou notbook não pode esquentar visto que os mesmos são testados , quem vai fazer um not com I7 2600 , 8gb ram , 1 tb hdd , video intel hd 3000 pra ficar abrindo pagina do rostolivro e outros lixos do tipo apesar de muitos nobs pensarem que internet se resume a tio de buscas e rostolivro , creio que os empresarios entendam os riscos , mais não jogar por que vai esquentar deixem de ser medrosos se é por isso nem ligo meu ps3 que foi feito pra jogos pela “sony” para os fanboy de marcas e parece uma torradeira pra rodar os jogos originais feitos pela “Sony” e acham que isso vai me fazer parar de jogar aparelho bom é feito para usarmos eles ao maximo eles podem queimar até de ficar parado o importante é aproveitarmos o investimento não morrer de vespera como piru!! antonioks

      • Lucas Peperaio

        Ninguém falou que não pode esquentar.

      • Deivisson Costa

        Realmente, os fabricantes testam seus produtos em situações extremas, ou seja se um notebook esquenta é porque ele foi feito pra isso. Eu acho. kkkkkk

        • Lucas Peperaio

          Deivission, o problema não é esquentar ou não, o assunto do artigo nem é este. Notebooks comuns não são feitos para jogos, ponto. E por jogar games pesados, eles esquentam, é apenas uma consequência do uso pelo qual ele não foi planejado.

          Aquecimento reduz a vida útil e faz com que o desempenho caia. Queimar é difícil, pois o processador desliga a máquina quando passa um certo limite. Porém, ele vai se desgastando com o tempo.

        • Paulo Ramos

          Realmente as informações do Lucas estão corretíssimas, todo equipamento seja eletrônico ou mecânico é feito para durar um certo numero de horas trabalhadas, a borracha da porta da sua geladeira, o motor do seu carro ou o seu notebook , agora comprar um equipamento desenvolvido para durar 5 anos trabalhando a uma media 50% (suposição) da capacidade e por para trabalhar a 100% por 2 anos e a praticamente a mesma coisa, vai se deteriorar antes do tempo estimado. O equipamento é seu a forma de usar também e principalmente o prejuízo ao ter que repará-lo também é seu.

      • ODLAVIN

        EU também concordo ! EU penso que sendo um equipamento novo, o ideal é colocá-lo à prova, utilizando-o ao MÁXIMO para testar os componentes e a garantia, que por sinal é programada para funcionar na exata medida do provável desuso, sendo que muitos já ouviram falar de garantias que expiraram pouco tempo antes dos aparelhos apresentarem defeitos ou queimarem. A meu ver, se tiver que estragar, que seja durante a garantia e sob seus termos. Assim teria uma ideia se o equipamento serve ou não para determinado uso. Quer um exemplo?! Compre um aspirador de pó e utilize-o ao extremo de acordo com suas qualificações técnicas e Watagem. Se logo tiver problemas será fácil identificar. Ou então compre-o e não utilize-o durante a garantia e verás que não vale a pena. Um dos equipamentos mais “Fuleiros” que EU vejo sendo comercializados no Brasil são os Liquidificadores que estragam logo por terem motores 1/12 avos de VIDA, derretendo a fiação nas primeiras Batidas com gelo. É claro que não são todas as marcas, mas isso é proposital, afinal o que interessa é fazê-lo pagar caro de ambas as formas. EU usei computadores velhos sem estabilizadores por muitos anos e mais de 12 horas por dia sem ter problemas. Também derreti sem querer motor de Liquidificador, estraguei secador, ví televisor novo de 43″ estragar por VÍCIO Oculto, revelado por eventual uso constante. Qualidade no Brasil é piada. O que vendem é descartável !

        • Lucas Peperaio

          Claro que você pode usar o seu equipamento ao máximo, afinal você pagou para isso. Porém, voltando ao assunto do tópico, notebooks não foram feitos para games, pois isto esquenta demais o aparelho, fazendo com que ele seja reiniciado. Se um notebook fosse feito para jogos, certamente ele não reiniciaria quando você estivesse jogando games pesados.

      • Evandro

        Essa gente que vem falar m* no blog dos outros e pensa que está informado… antonioks, não fale besteiras quando não conhece informações técnicas… NENHUM notebook de uso normal é testado em extremas condições, nem um processador desktop é! Tanto que se você for comprar “ORIGINAL E NA CAIXA” vem um manual com informações de temperatura ambiente recomendada para uso, geralmente entre 5°C e 30°C. No Brasil, estas temperaturas atingem temperaturas bem mais elevadas que 30°C no verão. E mesmo que isso não seja problema, notebooks comuns são testados apenas em ambientes especias e não para uso de 100% da CPU na maioria do tempo. GPU de notebook não suporta altas temperaturas. Uma GPU de desktop resiste facilmente aos 105°C, pois é feita para isso, chegando aos 106°C ela desativa recursos para reduzir a temperatura, e chegando aos 110°C ela entra em modo VGA, geralmente dando pau no windows. GPU de notebook ou GPU onboard raramente atinge mais de 75°C, pois o resto da placa-mãe não é feita para suportar altas temperaturas, por isso que um processador se desliga quando atinge em torno de 70°C. Em jogos, CPU são usadas aos extremo, atingindo os 60°C com facilidade, e GPU ultrapassam os 80°C rapidinhos dependendo das configurações gráficas selecionadas. Se você não acredita nisso, baixe o aplicativo SPEED FAN (http://www.almico.com/speedfan.php) que é gratuito e monitora todas as temperaturas de um PC ou notebooks sensorizados.

        • antonioks

          Evandro primeiro não te conheço então respeito é uma coisa basica. segundo o unico propósito de comentarios num blog é sim de cada um poder se expressar , terceiro tu é muito experto sabe mais que bill gates e Steve Jobs junto parabens . agora senta lá e toma o leitinho e a perinha ta !!!

          • Lucas Peperaio

            Sim gente, respeito é uma coisa básica e todos deveriam ter. O meu Blog é aberto para discussões, tanto que os novos comentários são publicados imediatamente, sem que eu precise aprová-los. Discussões relevantes são sempre bem-vindas.

      • Evandro

        Antonioks, peço desculpas, realmente acabei me excedendo um pouco… mas enfatizo as suas palavras: “nunca vi tanta inutilidade num post”. Como o próprio autor disse, em momento algum ele disse que notebook não PODE esquentar, ele quis dizer que notebook não é feito para rodar jogos, pois suas características não são feitas para suportar temperaturas extremas. Se você olhar os notebooks voltados para JOGOS, são todos mais grossos, com coolers extras e super eficientes, embora também sejam limitados, pois chipsets para notebook não são tão potentes quanto os de PC desktop. E digo mais, alta temperatura não diminui apenas a vida útil de processadores, mas de TODOS os componentes, incluindo memória, HD, placa-mãe, GPU, inclusive já queimei uma placa de som por usar “no extremo”, ligadas em um amplificador que estava exigindo demais dela. E um exemplo bom é minha antiga placa de vídeo (uma GF 9400GX), que não tinha cooler e queimou depois de um mês usando ela em temperaturas extremas (chegou a picos de 120°C) com autocad e jogos.

        • antonioks

          Evandro primeiro também vou pedir desculpas pois estamos nesta vida não para julgar e sim para aprender . eu no momento utilizo um core 2 quad q6600 , 2 gb ram ddr2 , gf 8600 gt 512 mb ddr2 , ta certo não fou colocar um max paine 3 nele ou far cry 3 pois tenho coerencia mais jogo gta4 , far cry 2 , alan wake e até mesmo crisys nele so não jogo mais nele pois tenho nintendo wii, xbox360 , ps3( se ondu tu mora tiver muito calor ou muita umidade utilise aquecedor no inverno e no verão ar condicionado pois o aquecimento corrompe o hd do ps3 falo por esperiencia propria ai sempre que liga o ps3 da arquivos corrompidos) . um abraço pra todo e sucesso.

          • Lucas Peperaio

            Antonioks, na verdade esta informação também vale para HDs comuns. O HD pode apresentar problemas após ultrapassar sua temperatura limite, sendo o problema mais comum o barulho parecido com “trec”; ou até mais insistentes “trec trec trec”. Tem alguns vídeos no youtube mostrando isso em computadores e notebooks, e pude comprovar em meu próprio HD.

      • frederico

        a diferença é que o ps3 esta em um limite de segurança já em notebooks a temperatura é muito alta e o clock é redusido causando queda de desemprenho

  14. Deivisson Costa

    Eu joga bastante notebook, ele tem um core i5 e chega aos 92ºC, talvez seja isso que tenha queimando um dos seus núcleos, o core i5 tem 2 núcleos fisícos e 2 virtuais, mas atualmente só está funcionando 1. Que burrice minha, o notebook esquentava e eu achando isso normal. kkkkkkk

    • antonioks

      Deivisson o teu not iria desligar bem antes de atingir essa temperatura pois tem um mecanismo de auto defesa do processador , queimar 1 nucleo ??? processador é um chip não se queima meio chip!!! o que pode ter queimado ou danificado é sim a placa mãe póis não esta lendo as informações direito do teu processador , verifica se não tem nenhum componente estufado na tua placa mãe principalmente os capacitores.

      • Deivisson Costa

        Estou muito aliviado, estava enganado dizendo isso. Bom o que acontecia era que o Windows não estava reconhecendo todos os núcleos do processador, como ultima solução, usei o recovery e restaurei o windows. Agora estou vendo o 4 núcleos do core i5, pois antes só via 1. Valeu!

      • Lucas Peperaio

        Antonioks, pesquise um pouco antes de falar isso, pois você está confundindo as pessoas. Um processador tem sim apenas um chip, mas embaixo da solda existem capacitores individuais para cada núcleo, é exatamente isso que garante que um processador tenha vários núcleos e que cada um seja usado individualmente. É perfeitamente possível que um desses capacitores estraguem e um dos núcleos parem de funcionar.

        • antonioks

          Te entendo Lucas mais vamos ser sinceros ja viu uma pessoa abrir um processador pra mudar um capacitor, hoje em dia é raro trocarem so um componente de uma placa mãe é dado como perda da mesma até por que quando queima um capacitor provavelmente os outros ficaram com praso de validade no limite, ai tu ta confundindo o pessoal pois da uma ideia a pessoa concertar um processador defeituoso. o normal processador deu pau coloca um novo. me diz o nome de uma empresa que remende processador ?? um abraço e sucesso.

          antonioks

          • Lucas Peperaio

            Sim, é difícil alguém abrir ou até mesmo uma empresa fazer isto. Porém, não é impossível, foi isto que eu mostrei com o meu comentário.

        • Paulo Ramos

          E infelizmente esta se tornando bastante comum a queima de um núcleo,principalmente nos i5, uma pesquisada rápida no Google te mostrara o grande numero de reclamação.

  15. Diego

    bom, sabe-se que notebooks geralmente não são planejados pra jogos. mas tirando algumas ‘obras-primas’ de marcas como CCE, Positivo e etc (que são marcas que produzem notebooks capazes de acender fogueiras), será que os notebooks realmente apresentam problemas pra rodas jogos? pq eu tenho um Lenovo que eu considero bastante simples (processador E-350 com dois núcleos de 1.6Ghtz, 2giga de RAM e placa de video radeon 6310), ele ando jogando coisas como Assassin’s Creed e até Mafia II. mas nunca tive problema de desligamento ou hibernação durante jogos. qual seria uma temperatura interna aceitável num notebook? e quando vc fala em desligamento, vc tá falando da famosa tela azul? obrigado!

    • Lucas Peperaio

      Existem notebooks que possuem o resfriamento interno melhor, como alguns que eu vi da HP. O cooler tem mais heatpipes e com uma ventoinha mais potente, fazendo com que o note não desligue tão facilmente. Mas a grande maioria sim apresenta, basta uma pesquisa no Google para constatar o fato. Uma temperatura aceitável seria até 70ºC, após isso o notebook pode apresentar travamentos e desligar (a maioria desliga em aproximadamente 84ºC, porém não todos, alguns mais, outros menos). Ele não dá tela azul, na verdade ele simplesmente “desliga” a máquina pois foi programado para desligar em altas temperaturas.

      • Diego

        entendi. muito obrigado pelo esclarecimento. então acho que é melhor é ir atrás de um vídeo-game mesmo :)

      • Evandro

        Só uma pequena observação: a maioria dos processadores quando chegam aos 80°C enviam uma ordem de desligamento ao sistema operacional, como se tivéssemos usado a opção iniciar > desligar. Se a ordem não pode ser executada (programa com arquivo não salvo, uso de CPU perto dos 100%) e a temperatura chegar aos 85°C ele se “reseta” instantaneamente… Em alguns casos (queima de cooler, por exemplo), a temperatura se eleva muito rapidamente e pode fazer com o processador queime pois não teve tempo suficiente de dar a ordem de desligamento, ja que a temperatura limite que geralmente queima um processador é de 90°C

  16. Malimab

    Lucas, Tenho um samsung com processador dual core memória de 2 G, não uso nem metade da memória. Porem jogo Gta San Andreas nele, pode causar danos?

    • Lucas Peperaio

      Jogar não estraga o seu notebook, o que estraga é a alta temperatura. Se o seu notebook não esquenta acima dos 75 graus ao jogar GTA, pode jogar sem problemas.

      • Malimab

        Entendi. E como faço para saber a temperatura? Algum programa? Qual? Obrigada Lucas.

        • Lucas Peperaio

          É muito simples, use o programa hardware monitor:
          http://www.cpuid.com/softwares/hwmonitor.html

        • Evandro

          O programa speedfan é muito bom para esse fim, monitorando até a temperatura do HD… O site é: http://www.almico.com/speedfan.php O link direto de download é: http://www.almico.com/speedfan447.exe

      • Deivisson Costa

        Lucas, me explica melhor sobre a temperatura, a alta temperatura estraga ao longo tempo ou vai queimar de uma só vez o componente. Pois meu notebook, mesmo no modo silencio, e em economia de energia, sem fazer nada, o core i5 dele fica em torno de 60º, ai quando rodo algum programa, ou jogo, ele chega até 96º. Isso é normal pra um notebook, também já ouvi falar que notebooks da marca Sony esquentam muito mesmo, que é o meu caso. Obrigado desde já.

        • Lucas Peperaio

          Deivisson, a alta temperatura não estraga os componentes, e sim diminui a vida útil destes, que por consequência pode levar o equipamento a ter problemas futuros. No momento que o processador é muito requisitado, os circuitos reguladores de tensão da placa-mãe são exigidos ao máximo também, com o objetivo de suprir esta demanda de energia. Isso faz com que o processador tenha o vCore aumentado. Com mais energia, o processador dissipa mais calor. Por isto ele esquenta tanto!

          Os processadores são feitos para hibernar, reiniciar ou desativar o computador quando está próximo da sua temperatura limite. Existem processadores que podem chegar até mais de 100 graus, como os esquentadinhos Intel Ivy Bridge. Claro que no notebook estes limites são menores, podendo variar.

          Mas enfim, 96 graus não é comum para um notebook, esta temperatura prejudica muito a placa-mãe, chipset e memórias, que ficam muito próximas ao processador, e acabam ficando quentes também.
          Recomendo dar uma limpada no cooler ou trocá-lo por um de mais CFM (fluxo de ar) e RPM (rotação por minuto), além de verificar a pasta térmica do processador e chipset.

        • Evandro

          Depende do processador e da temperatura.. A alta temperatura diminui a vida útil, mas também pode queimar instantaneamente um processador, se o sistema de auto-desligamento falhar, o que não é tão incomum assim. Dê uma olhada nesse vídeo, principalmente na parte final: http://www.youtube.com/watch?v=79wEY0QQVMc Ele mostra um processador que não consegue “desligar rápido o suficiente” e queima em questão de 2-3 segundos!

          • Lucas Peperaio

            Interessante o vídeo Evandro, porém é bom deixar claro que se trata de um processador de 8 anos. Enfim, não achei outros testes com processadores modernos, portanto não posso falar nada; mas acredito que este tempo tenha diminuído nos dias de hoje. Finalizando, achei este vídeo, é o mesmo que o seu porém com mais qualidade: http://www.youtube.com/watch?v=tjF1Y4WyWCw

  17. Caique

    Eu tenho um Vostro 3550, e o processador atinge 85°C só com a CPU em 100% e chega à 98°C (CPU) e 80°C (GPU) com a CPU e GPU em 100%. Em idle a GPU fica em torno de 45°C e a CPU em torno de 55~60°C A Dell já trocou o cooler, pasta térmica e a mobo pra corrigir o aquecimento da placa de vídeo que chegava a 100°C e desligava o notebook.

    Agora eles me disseram que essa temperatura é “normal” por causa da estrutura do notebook e que não iriam reparar nada. Alguém pode me dizer se isso é normal?

    A propósito a placa de vídeo é uma AMD HD 6630M e o processador é um i5 2430M (segunda geração).

    • Deivisson Costa

      Caique eu acho que isso normal, pois tenho um Sony Vaio SB que é até semelhente ao deu Vostro, (tela de 13 polegadas e corpo em alumínium), meu notebook tem o processador igual ao seu, só a placa de video que é diferente, é uma HD 6470M. Monitorando a temperatura com AIDA 64, a CPU chega até 96 ºC quando está em estresse, agora se um deixar o computador apenas ligado fica em 63 e 68 ºC. Só sei que ele esquenta muito onde eu apoio as mãos, até parece um ferro de passar. E a placa de video a temperatura máxima que ele já atingiu foi 82ºC. Bom, uso muito o PC, jogo bastante, e ele nunca apresentou nenhum tipo de problema, tipo desligar ou reiniciar sozinho. Espero ter ajudado. Abraço.

    • Lucas Peperaio

      Caique, notebooks que possuem vídeo dedicados como o seu, tendem a esquentar ainda mais que notebooks com vídeo onboard. Isto acontece pois o dissipador (headpipe) é apenas um para o processador, GPU e chipset, o que acaba contribuindo para um aquecimento geral da máquina. Coolers mais potentes e pasta térmica de qualidade podem reduzir a temperatura, mas não irão resolver o problema.

    • Caique

      Obrigado pelas respostas. Problema de reiniciar eu só tive quando o cooler queimou. Vou comprar uma base com cooler pra pelo menos ajudar porque fica muito desconfortável em baixo no meio, no touchpad e no canto direito quando ele está em full load. A pasta térmica e o cooler acho que terei que deixar para depois por causa da garantia. Agora me falaram para fazer um undervolt que a CPU iria abaixar em torno de 10~15°C. Se no fim a temperatura máxima ficar em 80°C está ótimo \o/

      • Lucas Peperaio

        Sobre as pasta térmica, você pode levar na assistência e pedir para que eles troquem para você, ou se preferir, você mesmo abrir e trocar. Veja o meu caso, meu notebook não tinha nenhum lacre sobre a tampa inferior, portanto seria impossível descobrir que alguém abriu. Então, eu mesmo desmontei, limpei o cooler e troquei a pasta térmica. O undervolt ajudará sim, mas esse procedimento no notebook é um pouco arriscado, pois as BIOS de notebook não possuem opções de overclock/underclock, obrigando o usuário a usar softwares de terceiros.

    • Caique

      Mas o que eu acho estranho é o core 2 ser sempre mais quente que o core 1 em torno de 5~7°C, eles não deveriam ter a mesma temperatura?

  18. Diogo Lopes

    Olá tudo bem ? Eu comprei recentemente um NootBook da marca POSOTIVO, ele realiza todas as funções muito bem, ele possui:

    - Intel Celerom B8oo - Hd de 250 GB - Memória DDR3 de 2GB

    Eu me interessei pelo jogo FarCry3 recém lançado ele instalou perfeitamente porem u jogo a vezes fica lento as vezes roda normal e as vezes fica dando umas travavas e da uma raiva do caramba quando isso acontece, queria saber se a capacidade dele suporta esse jogo, e se existe algum aplicativo ou programa que eu possa baixar ou instalar por um CD pra que ele rode normalmente sem problemas !? Desde já agradeço pela ajuda um abraço. Aguardarei a resposta !

    • Deivisson Costa

      Olá Diogo, bom creio que o seu notebook não tenha uma placa de video dedicada, por esse motivo jogos mais moderno como o FarCry 3 que é um jogo pesadissímo rodem lentamente. Há alguns programas que melhoram a performance do computador para jogos como o Game Booster, Razer Booster. Deixo aqui o link para download: http://www.baixaki.com.br/download/game-booster.htm http://www.baixaki.com.br/download/razer-game-booster.htm . Outra coisa é você fazer a manutenção preventiva do PC, limpar o registro como Ccleaner, desfragmentar o HD semanalmente, desinstalar programas desnescessário como o Revo… tudo isso ajuda a melhorar a performance do PC. Espero ter ajudado! Abraço.

      • Lucas Peperaio

        O Turbo Booster pode ajudar, mas não resolverá o problema. Não tem como rodar o Far Cry 3 em um notebook com Celeron e sem placa de vídeo. Até mesmo em notebooks mais parrudos pode haver dificuldades.

    • Lucas Peperaio

      Não amigo, o Far Cry 3 não rodará no seu notebook, pois este é o game muito pesado. Para rodar o Far Cry 3, você precisará ter um Desktop bem poderoso, com placa de vídeo de qualidade e processador Quad Core para evitar gargalos. Em notebook, não dá, ainda mais com um Celeron.

  19. Paulo César

    Pessoal, acabei de compra meu notebook ele é um: HP Pavilion G4 com 4 Gb DDR3 de Memória, 750 Gb de HD 5400 RPM, Placa de Vídeo é a Intel HD Graphics 4000 que a versão do Pixel e do Vertex Shader é 5.0 Memoria Dedicada somente 32 mb, Dolby Advanced Audio, Bluetooth, 14 polegadas tela led, Terceira Geração do Intel Core i3, Windows 8. Perguntas: É um bom notebook? Valeu a pena pagar 1600? Dependendo dos jogos o processor compensa na bateria? Qual a opinião de vocês?

    • Paulo César

      Também gostaria de saber se teria como bota outra placa de video ou adicionar mais uma? Porque o meu veio com 4GB de memoria e da pra expandir até 8GB

      • Lucas Peperaio

        Não é possível adicionar placa de vídeo em notebook.

      • Paulo César

        Eu me compliquei eu digo dependendo dos jogos o processador compensa na placa de video?

        • Evandro

          Depende dos jogos, e das tecnologias exigidas por eles… A CPU só vai compensar a GPU em processamento em si, mas processamento de efeitos gráficos não é feito pela CPU e sim pela GPU…

          • Lucas Peperaio

            Como o Evandro falou, depende dos jogos. O processamento do jogo é feito pela placa dedicada ou vídeo onboard embutido no processador, mas também faz parte de todo um conjunto (Chipset, RAM, HD). Dependendo também da placa de vídeo, o processador pode compensar sim, por exemplo, comparando uma Geforce GT 9400 com a Intel HD 4000 da 3º geração Core. Não tem nem como comparar, a onboard do processador é superior (neste caso).

    • Lucas Peperaio

      É bom sim cara, a placa Intel HD 4000 é a melhor onboard que existe. Para você ter ideia, dá para rodar GTA 4, BF3, Crysis 2, tudo com uma qualidade razoável. E pelo preço de 1600, está compensando sim. Quando for jogar, recomendo usar a fonte direto, pois a bateria não durará muito.

    • Evandro

      Paulo, este NB até que é uma máquina boa e vale os 1600, mas não é para jogos… A placa de vídeo é muito limitada e o fato de ter P. e V. Shader só a torna compatível com estas tecnologias. Mas isso não quer dizer que não rode jogos, ao contrário, pode rodar os jogos mais atuais, com exceção dos que exigem muito, mas com várias limitações. Não entendi essa pergunta: “Dependendo dos jogos o processor compensa na bateria?”. Na verdade, dependendo dos jogos, o NB vai consumir mais bateria sim, se era isso que você queria perguntar…

  20. Evandro

    Lucas, estou pensando em comprar um notebook para mim, por necessidade e também para me divertir um pouco… Vou começar a trabalhar longe de casa, e ficar o dia todo sem PC é osso! Estive olhando uma série de notebooks de várias marcas, e alguns me chamaram a atenção, mas ainda tenho problemas para identificar qual a melhor placa de vídeo: Intel HD 4000 (128m dedicada e até 1760 compartilhada) ou uma NVIDIA GeForce GT 630M (2 GB DDR3 dedicada). Me disseram que essa Intel é melhor, mas tenho lá minhas dúvidas, devido à memória dedicada ser muito baixa… Os notes que estou vendo: http://h10010.www1.hp.com/wwpc/ca/en/ho/WF06b/321957-321957-3329744-3995710-3995710-5296055-5318924.html?dnr=1 http://navenet.com/mostra_produto.php?super_categoria=&categoria=&cod_produto=162392 Este último não achei no site da ACER Brasil… Não entendi porque aparecem 2 VGA na descrição.

    • Lucas Peperaio

      Tem um detalhe importante ai. A Intel HD 4000 é um chip onboard que vem embutido no processador Intel, já a GT 630, é um video offboard embutido, ou seja, é como se fosse uma placa de vídeo offboard.
      Sem dúvidas, a GT 630M é superior, mas não tanto assim. Olha o meu caso, tenho um computador com Core I5 3570-k, e o vídeo onboard dele é HD 4000. Eu consigo jogar games pesados como GTA 4, sem nenhum problema. Claro que, jogos assim não são recomendados em notebooks, conforme eu explico no artigo. Memória dedicada de 2GB será um fator relevante quando você renderizar algo ou jogar, pois esta memória é embutida no próprio chip de vídeo; já no caso da Intel, ele usa a memória RAM do notebook.

      Sem sombra de dúvidas, o HP citado é muito superior.
      Sobre o Acer, como eu falei, a Intel HD 3000 dele está embutida no processador. E além desta, o notebook conta com o chip geforce. A vantagem em ter duas placas, é que o próprio notebook gerencia as placas, usando a onboard quando você está apenas navegando na Web, e a dedicada quando você está jogando, por exemplo.

      • Evandro

        Quanto ao valor, o preço final do HP fica em torno de 100 dólares mais caro que o ACER. Achei também um Sony Vaio com placa dedicada (a mesma) mas processador um pouco mais fraco. Sei que não é o caso da matéria, mas vou pedir mesmo assim: um HD SSD de 32GB faz a diferença na hora de escolher um ou outro ou não compensa levar em conta? Isso porque esse Sony que comentei tem um destes. O processador do sony é um i7 2670 (igual do ACER) mas o preço fica uns 150 dólares maior, quase igual o HP.

        • Lucas Peperaio

          Com certeza, SSD vai melhorar o desempenho do Windows e das suas tarefas em geral.

  21. raphael

    Com certeza prefiro um Desktop. Rescentemente acabei de montar um desktop com as conf: i5 2550k (overlockado :) 4.0 Ghz 2×4 = 8Gb RAM HD 1TB Placa de video: ATI Randeon HD 6870 Placa mae Asus Fonte 700w paguei 2600 reias (por causa do gabinete) MAS VALEU MUITO A PENA… RODO TUDOOOO NO MÁXIMO, PROCESSADOR SUPER RAPIDO NAO ME ARREMPENDO

    • Lucas Peperaio

      I5 2550k é um ótimo processador, ainda mais com Over. Parabéns pela config

  22. Maicon

    Tenho um Notebook Dell com i7 2640m 2.8GHz, 6 GB (4+2) DDR3 1333MHz Samsung, HD 6740m 1 GB e HD de 750 GB, custou cerca de 2600, valeu à pena ? claro que não, por esse valor montava 2 desktops com processador básico, 4 gb de ram e uma boa vga, eu até cheguei à pensar que esse notebook seria ” top ” rodaria qualquer jogo no ” ultra ” mas sequer roda no low, e seu i7 de 2 núcleos lógicos e 4 virtuais graças ao hyper threading funcionam pior que o core 2 duo do meu Primeiro computador, travando em tarefas comuns, e graças ao hd de 4800rpm o boot é o mais lento que já vi

  23. Felipe Soares

    Eu quero saber se tem com eu trocar o processador do meu acer aspire 5250bz609

  24. Guilherme

    tenho um notebook n450 da LG, com configurações: i5 terceira geração, 4 giga de ram, tela 14 polegadas, windows 7 home premium e uma placa AMD de 1 giga dedicdo; posso jogar nele sem ter problemas?

    • Michael

      Qual seria essa placa de vídeo ? se for serie 68xx pra baixo somente no low…

    • Lucas Peperaio

      Guilherme, é aquilo que eu disse. O seu notebook é bom para jogos no quesito Hardware, pois tem um bom processador e vídeo dedicado razoável (HD 7650M). Porém, ele vai esquentar, isto é um fato. E como eu falei, o aquecimento danifica os componentes. Portanto, você poderá jogar, porém, não jogos muito pesados, que irão esquentar demasiadamente o seu aparelho.

  25. Gouveia

    Lucas, comprei um samsung 550p5c-ad1 com i7 3630QM ivy bridge, 8gb 1333mhz, 1tb, nvidia geforce gt 630M. rodos meus games de boa tipo, saints row 3, slimping dogs, GTA4,prototype 2 esses gamesinhos ai. mais vc acha que eu terei problemas mais tarde?!

    • Lucas Peperaio

      O seu notebook é bom para games no quesito hardware, mas certamente um dia terá problemas por causa da temperatura.

  26. jean

    o meu note e o samsumg rf511 ele esta esquentando muito quando jogo euro truck2. qual vc acha q o defeito ou se e noraml..

    • Lucas Peperaio

      Provavelmente é normal, pois conforme foi explicado no artigo, durante o jogo os componentes são muito exigidos, fazendo com que a temperatura aumente. Porém, se tiver muito alta, faça uma limpeza no cooler e troque a pasta térmica.

  27. johnathas sheckler

    Ata pow no inicio achei q tu ia fala que notbook nenhum roda jogos pesados, pow meu not da asus é melhor q meu desktop. Mas tu explico namoralzinho vlw.

    • Evandro

      Johnathas, se você reparar os comentários da maioria do pessoal, muitos criticam esta matéria dizendo: “meu note roda jogos”. Como o próprio autor se defende, ele não diz em momento algum que não roda jogos, mas sim que não é recomendado… Ainda bem que pelo menos você leu toda a matéria e entendeu. Meu notebook é um HP I7 com placa dedicada de 2GB e 8GB de RAM e rodo tudo quanto é jogo, e o melhor, ele esquenta bem pouco (sempre na casa dos 55°C na CPU e 65°C na GPU) Abraço!

  28. Gilda

    Obrigada pela explicação! Foi a melhor que li. Outras pessoas falam que jogos não danificam o note, mas sempre tive dúvidas pelo barulho e o aquecimento que ocorrem no equipamento durante os jogos. Jogava o Hidden Chronicles e resolvi parar; optei pelo Gardens of Time mas o resultado foi parecido. Espero não ter danificado meu equipamento. Joguei aproximadamente por 3 meses.

  29. Pedro

    Eu tenho um alienware comprado fora e digo: estou muito feliz com ele. Rodo jogos como far cry3, skyrim, etc no Max sem problemas! Quem tiver a oportunidade aproveite q vale a pena! Queria saber apenas sobre mesas com cooler, se há alguma mais indicada para esta linha? Pbrigado

    • Lucas Peperaio

      Não sei dizer se existe uma solução indicada para este caso. O que eu sei é, a maioria das bases de notebook são pequenas, e provavelmente o seu Alienware é bem grande, o que fará com que 80% das bases sejam insuficientes ou até mesmo incompatíveis.

  30. Diana

    Oi Lucas tdo bem? Gostei mto do blog, tirou mtas dúvidas, uma pena que não tenha encontrado antes, pq eu queria um laptop que tbm rodasse jogo, pq adoro, mas fiquei muito triste em ler aqui que não são adequados. Quais jogos que um laptop como o que eu comprei podem rodar sem que o danifique? neste veio Adera e plants vs zombies. Gosto muito do Adera… O meu é samsung, intel core i3, 4gb, windows 8, hdd 500gb s-ata, odd super multi dual layer, 1gb lan, conexão wireless 802.11 bgn+bt 4.0??

    • Evandro

      Diana, não quer dizer que o fato de você rodar jogos ele danifique… O fato de rodar jogos muito pesados constantemente reduz a vida útil dele, pois o aquecimento exagerado pode vir a danificar o notebook, mas não quer dizer que danifique… Com alguns cuidados é possível rodar jogos sem problemas. O ideal é que você sempre monitore a temperatura dos componentes (placa de vídeo, hd, processador, memórias…). Eu recomendo o programa SPEEDFAN, mas tem outros bons também. O Speedfan é bem completo e até um pouco complexo e não recomendo mudar nada nas configurações dele, apenas monitorar as temperaturas… Um processador trabalha até em até uns 65°C sem problemas, mas se passar disso ou estiver nesta temperatura muito frequentemente, o ideal é evitar usar. A GPU (placa de vídeo) dedicada suporta temperatura na casa dos 90 a 100°C, mas esta temperatura pode a vir aquecer demais a placa mãe, que não suporta tão extremas temperaturas. O ideal é não chegar nos 80°C na GPU… Espero que com estas informações você possa curtir seu notebook e seus jogos sem problemas. Abraço!

      • Diana

        Vlw Evandro! abçs!

        • Lucas Peperaio

          Um outro software para monitorar a temperatura, é o Hardware monitor, além do MSI Afterburner, que monitora a temperatura e mostra também durante os games, para você ir acompanhando.

          • Diana Lucia

            Oi Lucas! Hj entrei aqui para fazer o download desse software, que regula o aquecimento, mas desconfio de alguns sites que contenham vírus, vc poderia me indicar algum de confiança? Te agradeço!!! Te acompanho no face tbm!

  31. Evandro

    E aí Lucas, continuo acompanhando seu blog e até me intrometendo um pouco ajudando a responder algumas dúvidas do pessoal.

    Em fevereiro deste ano comprei o HP Envy que havia te falado em outro post, note canadense, simplesmente ótimo. Pena não ter suporte e garantia pra ele aqui no Brasil, mas mesmo assim estou satisfeito!

    Olha a configuração dele: Core™ i7-3630QM 8 GB RAM DDR3 NVIDIA GeForce GT 630M 2 GB DDR3 dedicado Display 15,6″ (não gosto mto grande em note, este é nota 10). O legal é que a carcaça toda dele é de alumínio, o que ajuda na dissipação do calor.

    Até agora, rodando jogos não muito exigente, mas até que bem pesados (Company of Heroes, World of Warcraft, entre outros) ele não passou dos 60° no processador em pleno verão, e dos 70° na GPU.

    Estou muito contente com ele, se alguém quiser comprar um note não tão caro e que suporte muitos jogos atuais, inclusive rodando em alta qualidade, é uma boa pedida em relação custo x benefício. Pena que tem que recorrer a alguém que traga do nosso vizinho de língua castelhana ou importar direto do Canadá!

    Enfim, sucesso pra você Lucas e um abraço!

    • Lucas Peperaio

      Olá evandro, fique a vontade para responder os comentários, sua ajuda é bem-vinda.
      É uma ótima configuração deste note, o mais interessante é a preocupação da HP com o sistema de resfriamento, pois se o notebook tem um CPU e GPU poderosos, automaticamente implica o uso ao extremo.

      Agradeço pela recomendação, certamente vai ajudar alguma pessoa a procura de um bom notebook para games, sem pagar tanto pelos da Avell ou Alienware.
      Abraço e obrigado!

      • Marjorie

        Olá, ótima iniciativa de sua parte ter esse blog contribuindo para a informação geral, enfim navegando na net descobri o seu blog e por coincidencia estou com um problema no meu notebook, ele está esquentando devido semelhança com os sintomas relatados, inclusive PC desligando sozinho ao rodar um video, entretando nao uso meu not pra jogo, entao o q pode ser q ele ta esquentando? fiz um teste rapido da Dell q avalia o hardware deu tudo ok, nenhum componente reprovado, poderia ser sujeira em alguma peça? Meu not é Dell Inspiron 1525, processador core 2 duo.

      • Marjorie

        Olá vendo as discussões em torno do tema que notebooks não foram feitos para rodar jogos pesados me ocorreu uma duvida, não sei se pertinente porq sou um leiga nessa area, mas sou muito curiosa, ai vai sempre vejo diversos usuarios dizendo q usam tablet para rodar jogos pesados e q rodam bem, sem travamentos, claro q um bom equipamento, então minha duvida é se isto realmente for verdade, o tablet é ainda mais compacto q o notbook e portanto com menos ventilação e roda jogos pesados sem problemas, pela logica colocada aqui maqunas compactas tendem ao superaquecimento, entao porq um tablet seria melhor q um notebook para rodar jogos pesados? Se puder me responde agradeço e se alguem peder colaborar tb, minha intenção era postar p todos mas nao consegui, no final da pagina nao vi postar só comentar em cima da resposta de alguem.

        • Evandro

          Aí você levantou uma questão muito importante: tablets também não são feitos para jogos, mas existem jogos feitos para tablets! A maioria dos tablets rodam com um sistema operacional diferente dos notebooks, e os jogos para eles são incrivelmente mais leves que os feitos para PC. Em comparação, seria como se eu rodasse um jogo de gráficos razoáveis no PC com todas as configurações de performance no mínimo. Tablet não usam directx ou renderizadores avançados como um PC. Embora eles possuam gráficos bons, não chegam nem de longe no que são os jogos de PC.

        • Lucas Peperaio

          Oi Marjorie, lá no final do artigo tem a opção para comentar. Coloquei no final dos comentários para comentar também. :)

          Só reforçando o que o Evandro disse, Tablet também esquenta com jogos, assim como os smartphones. E estes tem outro problema, o risco de explosão. Sim.. Altas temperaturas causam explosões, pesquise no Google verá milhares de casos.

          Sobre o seu notebook, ele deve estar com o Cooler de trás sujo. Leve na assistência autorizada e peça pra limpar o Cooler e trocar a pasta térmica do processador, você verá como resolverá o problema.

  32. frederico

    tinha comprado um com i7 de 8 nucleos achando ser um bom investimento mas parece que esqueceram de por o cooler pois a temperatura passa de 97graus causando diminuição do clock e fps muito baixo em jogos não sei como o processador fica ligado pois no prime 95 ele chegou a 110 graus depois fiquei com medo de continuar kkk ai comprei um desktop novo e é muito melhor

  33. Weslei

    Tenho um samsung 550p5c-ad1….Ele esquenta muito em jogos pesados…Pesquisei e descobri que a temperatura maxima dele e de 105º….Se ele nao atingir esse nivel eu posso usar sem problema???

    • Evandro

      Weslei, a temperatura máxima indica que se ele chegar a essa temperatura ele provavelmente vai queimar, ou seja, é a temperatura que ele suporta. Mas não quer dizer que você pode rodar jogos a 100°C o tempo todo que ele não vai danificar… Digamos que ele vai “fervendo” aos poucos com isso…

      • Weslei

        ObrigadoEvandro… Mas entao,que tipo de resfriamento vc me recomenda? Aquelas bases com cooler devem resolver o problema?Eu tenho um cooler pequeno,porem nao adianta muita coisa…

        • Lucas Peperaio

          As bases refrigeradas ajudam muito, olhe as da marca Thermaltake, são as melhores.

  34. Guilherme

    Bom eu tenho um Positivo Unique s2065 e nao jogo nela , só tenho alguns programas , utilizando essa base http://techmarket.com.co/142-437-thickbox/base-refrigerante-genius-nb-stand-200.jpg a temperatura pode ser dicipada mesmo com apenas um coller?

    • Evandro

      Guilherme, mas o seu está esquentando muito ou tá apenas tendo o aquecimento normal? Notebooks geralmente esquentam mais que pcs normais devidos as limitações do cooler. Passa um diagnóstico pra gente poder te ajudar melhor. Quanto as bases, recomendo as que tem mais coolers, ou as que usam heatpipe (pesquise a respeito) que realmente são muito boas, mas caríssimas!

      • Evandro

        Sugestão: pesquise algo do tipo: http://www.netcomputadores.com.br/p/r15on01-base-para-notebook-thermaltake/7602

  35. Marcos Guimarães

    meu notebook é um da dell, com hd de 750 GB e 4 GB de memoria RAM eu tenho gta san andreas e tava baixando: need for speed most wanted 2012, need for speed Shift 2 Unleashed, gta iv e pes 2013. Cancelei dois depois de ler essa reportagem, Agora só tou baixando need for speed most wanted 2012 e pes 2013, também continuo com gta san andreas Obs.: só jogo com a mesinha do notebook para ñ esquentar de mais. vlw pela dica Lucas Peperaio.

    • Evandro

      Não estou aqui para “influenciar a pirataria”, e se é crime ou não isto não é pra ser discutido aqui. Mas você não precisa deixar de jogar no notebook os jogos citados, apenas monitore as temperaturas, faça diagnósticos frequentemente e se estiver tudo ok, aproveite sua máquina!

    • Lucas Peperaio

      GTA 4 é bem pesado, sem vídeo dedicado no notebook será impossível jogar.

  36. Lucas Costa

    Ola Lucas Peperaio, bom tenho um notbook intel core i3 de 2gb (ram) da Samsung. Rodo muitos jogos nele e todos jogos tem mais de 1gb . O mais pesado é o need for speed carbon de 4 gb . Como um notbook não é feito para jogos ?? Acho que só alguns não ?? No meu não tenho placa de video só tenho o Direct X 10 e o graficos hd intel . Meu sistema operacional é o windows 7 . Como um notbook não é feito para jogos agora me explique?!! Acho que explicou errado não acha ??

    • Evandro

      Afe, meu caro Lucas Costa, você leu mesmo a matéria? Entendeu? Tem certeza? Então leia de novo e diga em que local o Lucas P. falou que notebooks ‘NÃO RODAM JOGOS”. Todo computador roda jogos, até este seu notebook que você acha que foi feito para jogos! Até celular nokia de 1995 roda jogo! Mas não quer dizer que ele seja feito pra isso ou que não terá problemas a curto ou longo prazo por isso!

    • Evandro

      Só uma questão: onde você leu que NFS Carbon precisa de 4GB? Só se for 4GB de espaço no disco rígido, porque as configurações recomendadas dele é de 1GB de RAM.

    • Lucas Peperaio

      Como o Evandro falou, qualquer notebook roda os jogos, porém, reforçando o Título do post, “Entenda porque um notebook não foi feito para jogos“. Rodar roda, porém, o super aquecimento trará problemas futuros.

  37. Taris Henrique

    Tenho um Aspire V3-571-6496, I3-2370M Uso principalmente para jogar rFactor, a temperatura fica em média a 80º no jogo, atingindo picos de 84~85. Estou correndo grande risco???

    • Evandro

      A curto prazo não… Mas procure verificar as temperaturas dos outros dispositivos para ter certeza. Tipo, placa-mãe, HD, GPU e memórias. A princípio se só o processador chegar nessa temperatura de pico, não terá sérios problemas, mas prepare-se para ter uma vida útil menor de seu equipamento.

      • Taris Henrique

        “Vida útil menor”…. quanto tempo???? 3 a 4 anos???

    • Lucas Peperaio

      I3 mobile apresenta problemas à partir de 80ºC. Esta temperatura já é considerada de risco. E vida útil de processador é 20 anos. O problema do aquecimento reduz muito, podendo chegar a 80% disto. Mas, o problema também atinge o chipset, que se queimar, será necessário trocar a placa-mãe inteira, que por si só custa mais que comprar outro notebook novo.

      • Taris Henrique

        80% de 20 anos = 16 anos Essa seria a vida útil do meu processador??

        Se for ainda to no lucro… mas se queimar a placa mãe ai laskou

        • Lucas Peperaio

          Não, você não entendeu. Você perderá até 80% da vida útil.

        • Taris Henrique

          Mas aqui fica na média agora entre 75 a 80… O risco continua grande??? Lembrando que o único jogo que uso eh o rFactor de 2005…

        • Lucas Peperaio

          Sim, o risco ainda é existe.

  38. Lipe

    Lucas peperaio boa explicação

  39. Natalia

    Oi,estou ah receber um notebook que ganhei de presente da positivo,nao entendo muito sobre notebooks mas ele é aquele da casas bahias que esta 899,00 e tem windows 8 e ele tem 2GB e eu queria saber se o jogo the sims 3 é muito pesado para ele .

    • Lucas Peperaio

      Não é pesado. Mas fique de olho nas temperaturas, conforme eu falo neste tópico.

      • Natalia

        Obrigado.

  40. Diogo Moura

    meu notebook é um i5 3210m, quando rodo jogos pesados ela chega a 70 graus isso é considerado muito alto ou é toleravel para esse tipo de cpu, a placa de video não passa dos 55 graus?

  41. Cristiano

    Tenho um samsung rv411 ad2br com core i3 e vide on, gostaria de saber se trocando o processador, estararei trocando o video. Quais processadores possuem chip de video com melhor eficiencia para que eu possa substituir meu fraco i3?

    • Evandro

      Dá uma olhada em: http://www.intel.com/content/www/us/en/processor-comparison/compare-intel-processors.html?select=laptop Aqui tem a lista de TODOS os processadores intel mobile, feitos para laptops. Dá até de comparar para ver qual o melhor. Neste caso você terá que ver a compatibilidade deles com sua placa.

  42. Marcelo

    Olá, presiso de uma informação URGENTE ! Esse notebook corre risco de queimar? O meu Notebook é um PHILCO ( Fusão da Philco coma Britãnia )pesquisei é uma das melhores marcas de Notebook. 4 GB Mem Ran, 500 GB HD, Windows 7,Intel Hd Graphics 3000, 1696 mb placa d video compartilhada, 64 mb dedicada. Intel Core i5. Estou achando algo estranho no meu Note,eu jogo Need For Speed Most Wanted (Máxiomo), Fifa 2012 (Máximo),Pes 2013 ( Máximo) , Gta San Andreas (Máximo), Gta 4( Médio), Far Cry 3( Médio),Força Delta (Máximo). E tenho programas altamente pesados,como o Adobe Photoshop CS6. Quando estou jogando os jogos nunca travam, o notebook nem se quer esquenta, na parte de baixao do Notebook é cheio de aberturas e o calor sai todo por lá. Estou correndo risco de queimar o Notebook ou estragar ele com programas altamente pesados ?

    • Evandro

      Marcelo, photoshop não é tão pesado quanto dizem. Ele exige bastante da máquina, mas depende do trabalho que está fazendo nele. Se usar ele para retocar suas fotos ou coisas simples, ele não exige muito, mas se usar para desenhos grandes (outdoor, front-light, placas, etc) ele passa a exigir muito.

      Quanto a não esquentar, as vezes o note dá a impressão de não estar esquentando devido a facilidade de circulação de calor, mas internamente está. Instale algum programa de monitoramento de temperatura e fique de olho. Se ultrapassar limites razoáveis como uns 70ºC na CPU e 80ºC na GPU, evite estes jogos.

      • Marcelo

        Eu uso photoshop para edições profissionais. Mas aonde vejo a temperatura do Notebook ? Agradeço se responder.

  43. jonas

    muito bom gostei demais ,cara manja demais ,parabéns

  44. bruno

    Comprei recentemente um Samsung i7 3 geração/ 8 gb/1tb/2gbv esta rodando o crises 2 com 57 fps isso em modo gamer

    • Evandro

      Ótimo, mas não desatente na temperatura. Não é porque está rodando facilmente que ele não está esquentando demais.

  45. joniel

    Boa tarde meu nobre… Bem há alguns meses estou juntando um dinheiro pra comprar um notebook pra mim. O único jogo de PC que eu gosto eh o Combat Arms (muito parecido com CS só que esse eh jogado online pela uol), minha duvida eh.. qual o note com preço acessível que roda este jogo sem maiores problemas? Grato pela a atenção e fique com Deus

    • Evandro

      Combat Arms não é um jogo muito exigente graficamente. Claro que recomendo um notebook com placa de vídeo dedicada, e um monitoramento constante nas temperaturas. Diga quanto está disposto a gastar em um notebook que vejo se consigo recomendar algum.

  46. joniel

    cara ate no max mil reais

    • Evandro

      Aí você pegou “pesado”. Nesse valor, talvez um i3 do nosso país vizinho… Um i3 da positivo, mas eles esquentam muito… Talvez um AMD X2. Mas com essa alta do dólar, dificilmente você fugirá dos R$ 1.300 a 1.500… Já tentou procurar um usado? Você consegue máquinas ótimas usadas as vezes no Mercado Livre. Geralmente com bateria baleada, mas acho que bateria é o de menos, embora sejam caras, eu praticamente uso meu note quase sempre na tomada. E pra jogo terá que ser assim.

  47. KLEITON

    Ola´, tenho um sony vaio, tenho jogos mas é como disse a materia, esquenta e reinicia. não é sempre mas quando jogo um jogo pesado ele esquenta muito, estou evitando jogar no notebook, pois tenho um ps3, mas tem jogos que consigo para pc que nao tem para ps3. resumindo quem gosta de games é bom ter uma maquina que de condição de jogar e aproveitar os graficos ao maximo.

    • Evandro

      Realmente Kleiton, o ideal é um PC Desktop, e em alguns casos um notebook comum até permite jogar, mas com muitas limitações. Não tenho consoles, sempre joguei no PC, e embora eu tenha um notebook muito bom que suporte jogos pesados, evito o máximo que posso, pois meu Desktop é preparado pra games.

  48. Guiulyo Romero

    Olá Lucas, gostei muito do seu blog, em relação ao post muito bom por sinal, eu tenho um note recém comprado (2 meses): http://www.dell.com/br/p/inspiron-14r-5421/pd Dell Inspiron 14R 5421; 3ª Geração do Processador Intel® Core™ i5-3337U (1.8GHz até 2.7GHz com Intel® Turbo Boost 2.0, 4 Threads, 3Mb Cache); Windows 8; 6 GB ram; On board: Intel Graphics 4000 Off board: Nvidia® GeForce® GT730M with 2GB DDR3 VRAM; Hd 1 tera.

    Jogo muito com ele (principalmente fds que chego a ficar 6, 7 horas jogando; dia de semana no máximo 2, 3 horas devido a afazeres), retiro a bateria e jogo direto na fonte pois sei q é melhor (bateria teria mais vida util assim), os jogos q utilizo são (Grid 2, F1 2012, call of duty mw3, resident evil revelations, RE6, entre outros, a maioria em qualidade de medium para high ( a maior parte no high).

    Quando utilizo para internet, yt, fb, etc ele fica com 45 até 60 c°. Mas quando rodo jogos o processador dele fica com 82c° até 87c° (foi o máximo que chegou), segundo a intel ele pode chegar até 105c°. Ele nunca chegou a desligar sozinho (método de segurança) nem nada do tipo e tbm nunca travou ao utilizar jogos.

    No meu caso qual base de refrigeramento vcs me recomendao ??? E se eu posso continuar a utilizar ele para jogos ??? Comprei ele pensando nisso. Tenho medo de abri-lo para aumentar a ventuinha e talz pq eu acho q os parafuso vem com uma colinha para saber se foi retirado ou não, e não quero perder a garantia…

    • Evandro

      Olá Guiulyo, esta sua máquina é muito boa.

      Vamos por partes: 1 – Bateria: os notebooks atuais possuem um sistema de segurança na bateria, que quando está carregada e a bateria está cheia, ele desativa o uso da mesma. Eu acho que você corre mais risco “retirando” ela do que deixando no note. Notebooks não são preparados para corte instantâneo de energia, portanto recomendo você a manter a bateria, para em caso de uma queda de energia evitar problemas com o mesmo.

      2 – Os processadores de GPU suportam 105 graus, mas CPU geralmente não passam dos 90°C. Acho que no seu caso você está forçando demais a máquina fazendo ela trabalhar horas a fio nesta temperatura. Mas se ainda está na garantia, aproveite, enquanto não houver rompimento dos lacres, use-o a vontade, mas esteja ciente de que a vida útil de seu note está caindo e muito!

      3 – O ideal é não passar de uns 65°C, até uns 70°C é aceitável, acima disso os componentes já estarão se deteriorando.

      4 – Bases da Thermaltake são ótimas, mas existem alternativas mais baratas. Prefira a que tenha mais de um cooler ou sistema de refrigeração com heatpipe. Inclusive, existe uma da thermaltake que nem usa cooler e é muito recomendada, não me lembro o nome de momento.

      No mais, um simples ventilador, ar-condicionado ou uma mesa fria (vidro, pedra, etc…) já ajudarão um pouco…

      • Guiulyo Romero

        Olá evandro, muito obrigado pela resposta.

        Só algumas questões que vi

        1-bateria: pesquisei muito sobre isso e pelo que vi (e foi bastante coisa, na hora de comprar o note) usar na tomada é melhor.

        http://www.tecmundo.com.br/bateria/38016-ultrabook-x-notebook-qual-bateria-se-sai-melhor-.htm

        http://www.tecmundo.com.br/bateria/18203-posso-aumentar-a-vida-util-da-bateria-removendo-a-do-notebook-.htm

        Mas a sua opnião faz muito sentido.

        2-CPU: no caso toda vez que começo um jogo (pesado) ele vai automaticamente para 80° até 85° em média, vc acha q assim meu note não duraria muito ?? E com a base adiantaria muita coisa ???

        Garantia: vc disse para eu usar a vontade enquanto o lacre não romper, vc diz ‘não romper’ pq uma hora ele vai esquentar tanto que ja era ou é outra coisa (não entendi muito bem, desculpe).

        4-Bases: eu cheguei a testa uma da Mltilaser: http://www.promoinfo.com.br/anuncios/MostraProduto/35059/base-para-notebook-multilaser

        Não fez nem cósega kkkk. em relação a da thermaltake vou pesquisar e dou um feedback ok??

      • Guiulyo Romero

        A base da Thermaltake sem cooler que vc esta falando é essa: http://www.oficinadosbits.com.br/Oferta.asp?codigo=8164 Base para Notebook iXoft Thermaltake Flexivel

        • Evandro

          Esta mesmo Guiulyo. Já usei uma há uns meses atrás (emprestada de um colega pra testar) e reduz de 8 a 12 graus em média

        • Evandro

          Quanto ao lacre foi mais de zoação mesmo… Falei mais para ter cuidado, pois estes lacres geralmente são feitos de papel “casca de ovo” em que qualquer bobeada rasga/trinca, tipo, ao puxar o note pela mesa e tiver um anel debaixo dele, por exemplo… Mas claro que o aquecimento não vai afetá-lo…

          Quanto a bateria, realmente usar o note sem bateria aumenta a vida útil dela, mas o que deve ser evitado é carregar ela parcialmente ou colocar carregar quando ela não está quase vazia.

          Existe alguns pontos “estranhos” nestes dois artigos. 1: “ela tende a durar muito mais quando é removida do seu laptop, afinal, a quantidade de ciclos de recarga tende a diminuir.” Como eu disse, o que elimina um ciclo desnecessariamente é a recarga parcial, mas se você só fizer as recargas de acordo com as recomendações, não terá problemas. 2: A recomendação da grande maioria dos fabricantes é que a bateria não seja retirada, pelos motivos que citei. 3: Quanto ao aquecimento, a bateria só esquenta quanto está em recarga e quanto está em uso. Se estiver em 100% e o note estiver na tomada, ela entra num processo de “standby” e só liga quando há uma interrupção no fornecimento de energia.

          Mas claro que é válido a retirada da bateria, mas tenha muito cuidado quanto a questão de quedas de energia.

      • Guiulyo Romero

        Ok pode deixar que tomarei cuidado com a questão das quedas de energia.

        Quanto a base eu achei a thermaltake uma por R$67,90, mas ta em minas gerais kkkk.

        Só uma questão que vc disse para ver com heatpipe, esse eu não poderia usar pq é feito por dentro do notebook, e a solução para mim seria algo externo (cooler externo ou base refrigeradora).

        Continuarei pesquisando mais bases, obrigado.

        • Evandro

          Desculpe, confundi o nome, o correto é HEATSHIFT, justamente esta base da thermaltake que você mencionou possui esta características…

        • Evandro

          Esta aqui é uma ótima base, também da thermaltake e o preço está bem acessível: https://www.balaodainformatica.com.br/site/index.asp?prod_id=48411

  49. vinicio

    tenho um notebook philco 14f-p723ws , queria saber por q o point blank fica meio lento , o notebook e novo . como posso acabar com iosso

    parabens pelo trabalho

    • Evandro

      Comprando um PC… Brincadeira… Sério cara, onde você achou este notebook pra comprar? Pois não achei maiores detalhes dele nem mesmo no site da Philco. Se puder passar maiores informações ajudaria bastante. Exemplo: quantidade de memória, processador, vídeo, sistema operacional… Pelas pouquíssimas informações que eu achei, este notebook é extremamente limitado, tipo, aqueles feitos pra ser baratíssimos, em alguns casos até menos de mil reais

  50. Wallysson

    Gnt eu comprei um computador da marca positivo que ja vi que n é mt querida kk’ e 1 mes dps que comprei instalei need for speed mw, meu pc é intel coleron t3 300 windows seven com HD de 500 GB+ memória de DDR3 de 4GB com 3D (n intendo mt disso n então escrevi como está aqui rsrs) e como eu estava dizendo desinstalei o jogo mais n deligava nem nada. o pc esquentava sim pois eu usava ele no colo mais aii tempos depois que desinstalei tive um problema pois a carcaça tinha se soltado i acabando que a tela quase saindo pra fora. levei pra arruma i o cara conseguiu recuperar um pouco a carcaça fora outra pela que tbm tinha quebrado, agr comprei um novo jogo i tentei instala-lo mais n consegui porq deu inssuportado. queria saber oq fazer? trocar o jogo ou formatar meu pc pra tentar colocar ele pois quero mt jogar i sou viciado ‘-’ kkk vlw

    • Evandro

      Positivo não é questão de ser querida ou não. Tem notebooks bons da positivo também, só que eu não os conheço (risos). Quanto à compatibilidade, tente pesquisar no google por algo relacionado ao seu S.O., exemplo: (need for speed incompatibilidade windows 8 64 bits). Problema de incompatibilidade geralmente é com o sistema operacional, não com a máquina. Mas, se desconfiar que pode ser a máquina, passe as configurações, modelo e SO que usa.

      • Wallysson

        Evandro, valeu pela dica mais é o seguinte. O jogo que quero instalar é mt leve mais o problema total disso tudo é que quando vô abrir o jogo eu não consigo. Dá uma mensagem em inglês, (sei muito pouco inglês). Procurei no site da microsoft e dizia que era um chamando DirectX, o meu é DirectX 11, até ai tudo bem, mais o problema é agora…. se o problema não é com os drives porque eu instalo numa boa, nem com os cd’s o problema é a instalação pois eu n sei instalar jogos. o jogo ta instalado mais ele não executa-se. queria saber o porque e como fazer ele funcionar. Vou tentar traduzir a mensagem que aparece e colocar aqui nos comentários para mais detalhes….

        só corrigindo é windows 7 kkk

        • Wallysson

          Failed creating D3D device of at least version 10.0 on adapter “Mobile Intel(R) 45 Express Chipset Family ( Microsotf Corporation – WDDM1.1)” with driver “Unknown”. Error is DXGI_ERROR_UNSUPPORTED (“Unsupported.”).

          This is typically caused by not having the minimum required DirectX support in the GPU. For NVIDIA GPUs, DirectX 10.0 support is required. For AMD and GUPs from other vendors, DirectX 10.1 support is required.

          traduzido

          Falha na criação de dispositivo D3D de, pelo menos, a versão 10.0 no adaptador “Mobile Intel (R) 45 Express Família de chipset (Microsotf Corporation – WDDM1.1)” com motorista “Desconhecido”. Erro é DXGI_ERROR_UNSUPPORTED (“não suportado.”).

          Isso geralmente é causado por não ter o mínimo exigido suporte DirectX na GPU. Para GPUs NVIDIA, é necessário suporte a DirectX 10.0. Para AMD e GUPs de outros fornecedores, é necessário suporte a DirectX 10,1.

        • Evandro

          Pelo que eu entendi, pelo erro, teu notebook não tem um bom chipset de vídeo com suporte a Direct3D para Dx10. As vezes é só um problema de driver desatualizado. Pelo erro, está mostrando que você tem o driver “genérico” do adaptador (Microsotf Corporation – WDDM1.1), aquele driver que vem com o próprio windows. O ideal seria você baixar o driver atualizado no site do fabricante do notebook, para ter ele com todas as funcionalidades. Também é interessante atualizar sempre o directx, geralmente mantendo seu windows atualizado pelo windows update. Tente acessar o dxdiag (botão janela windows + r, digite dxdiag e ok). Na guia exibir, no campo fabricante deve estar o fabricante do chipset, se estiver Microsoft é porque é um driver genérico.

  51. sarah

    Lucas se eu comprar um jogo tipo pes 2013 – the sims ou baixar tranformice com um notebook

    Notebook Positivo Ultra 3D com Intel® Core™ i3, 8GB, 500GB, Gravador de DVD, HDMI, Bluetooth, LED 14″ e Windows 8 + Mochila Targus para Notebook 16″

    tem problema ???

    • Evandro

      Monitore as temperaturas e se não passar do recomendado, não tem problema… De uma lida nos outros comentários que há muita informação a respeito.

  52. Brisa

    Opa! Tenho um Dell Inspiron 1525. Memória de 3gb. Até quanto posso expandir essa memória? 8gb? E mais: posso colocar um hd de 1tb? uma última, e um pouco mais complexa, talvez: dá pra botar processador melhor? o meu é core2duo. Nesse meio de campo todo aviso que o pc tem mais de três anos e tá com windows 8. Grato desde já!

    • Evandro

      Quanto à expansão depende do restante do hardware. Teria que olhar nas especificações técnicas do seu equipamento (manual? site do fabricante?) para ver a respeito deste suporte. Isso vale tanto para a memória quanto para o HD. Notebooks geralmente tem limitações quanto ao endereçamento de memória ou tamanho do HD, mas costumam ser muito superiores ao que vem instalado. Exemplo, meu note veio com 8GB de memória e suporte 32GB. Quanto ao processador, é difícil alguém optar por alterar, pois toda a arquitetura de um notebook é feita para um processador específico, e embora seja possível trocar, na maioria das vezes não é recomendado, até porque dificilmente você encontrará um processador melhor da mesma família. Seu processador: core2duo é diferente dos processadores i3-i5-i7, core2quad e afins…

  53. Edison

    Lucas , Boa Noite, gostaria de saber com vc o que seria melhor para rodar esses jogos pesados, pois na verdade iria comprar um Note para dar de presente, para servir para jogar e trabalhos, mas pelo visto em seu blog, verifico que já não é vantagem essa aquisição, o PS3 possui qualidade de imagem em fullHD, caso vc conheça sobre estas maquinas poderia me dar uma ajuda no esclarecimento, dede já agradeço.

  54. EUUU EUU EUU

    Alienware não é uma marca, Alienware é um modelo da DELL

  55. EUUUUUUUUUUUUUUUU

    O JOGO CALL OF DUTY BLACK OPS 1 DA PARA BAIXAR NO NOTEBOOK DA ACER ???????????

    • Evandro

      depende as configurações do ACER…

  56. Silvana

    Bom dia ! Quero comprar um notebbok mas minha filha de 12 anos gosta de baixar alguns jogos mas não tão pesados . Qual marca e modelo q vc indica q possa rodar legal ! Uns fala do Acer , HP ou Dell

    • Evandro

      Depende quais os jogos não tão pesados. De qualquer modo, procure um notebook com placa de vídeo DEDICADA de 1GB ou mais, mesmo que não seja muita memória de vídeo, mas é ela que vai evitar uma sobrecarga de trabalho no seu processador. Mas se é apenas pra joguinhos flash ou simples em geral, sem ser com gráficos 3D, qualquer notebook vai dar conta do recado…

  57. Alexandre

    O meu Note e um Asus K45VM, que nem esses que sao descritos abaixo. Queria saber se ele roda The Warz (Infestation Survivor Stories) em que qualidade e a quantos FPS mais ou menos porque nos requisitos do Dayz dizia que meu PC rodava e o jogo roda numa qualidade Horrivel e em poucos FPS. Grato desde ja se possivel me responda

    • Evandro

      Não adianta você nos passar somente o modelo, deve passar as configurações: Processador: Memória RAM: Chipset de Vídeo: Memória Dedicada de Vídeo: Essas informações você acha em: janela+R (aquela tecla com o logo do windows mais a tecla R), digita DXDIAG e ok.

  58. Carlos Nascimento

    Caro colegas, preciso de ajuda de uma pessoa que entenda profundamente de notbook com vcs. primeiramente tive um notbook acer com processador amd semprom (que é segunda linha) que queimou a placa de video G force com menos de 2 anos de uso. Agora com um outro acer, processador amd turiom e placa de video ati radeon queimou com menos de 3 anos. Em ambos os casos o uso das máquinas foi para uso domestico e nao para jogos. Me disseram que processadores amd esquentam muito e assim a placa de video queima. Por favor quero comprar outro notbook mas preciso saber o que nao devo comprar, ou seja, quais os componentes que nao podem ter num notebook como precossadores e placas de video….outra coisa, refazer a solda da placa de video vga que se solta da placa mae é recomendado ou nao adianta? desde já agradeço muito sua ajuda.

    • Evandro

      Caro Carlos, Notebook não é comum queimar a placa de vídeo, ainda mais de for dedicada… Tanto os processadores AMD quanto INTEL feitos para notebook (mobile) já vem com chip de vídeo integrado ao processador. Eu recomendaria um notebbok com processador INTEL, mas com placa de vídeo dedicada, pois se queimar uma, a outra deve manter o notebook funcionando… O que acho que pode ter ocorrido é o técnico que lhe atendeu estar tentando te arrancar um $$ e inventando essa história de placa de vídeo queimada. Tente levar em outro técnico e nem comente o que o anterior falou, ou diga que lhe disseram que é memória (erro clássico, hehe).

  59. felipe

    Bom minha pergunta é já limpei o cooler e o dissipador mais o notebook ainda continua esquentando e muitas vezes o cooler não esta girando. gostaria de saber oque eu posso fazer pra arrumar isso?

    • Evandro

      As vezes o cooler não gira? Qual seu note? Já vi alguns que param o cooler em caso de temperatura baixa pra economizar energia, mas se ele está esquentando, aí é por demais estranho… Pode ser mau contato, umidade ou defeito mesmo…

  60. paulo cesar

    oi lucas tudo bem ?

    aki to querendo compra um notebook voce sabe mim dizer se a marca acer e boa ? oque eu vol compra e intel core i5 e é de 6gb deixe na resposta quais as outras caracteriscas que eu tenho que olhar por gentiliza .

    abrç..

    • Evandro

      Acer é bom sim, é só saber escolher. Acer tem a linha econômica, a intermediária e a alta performance. Se quer para jogos, tente os de alta performance, as eu recomendo procurar outras marcas: Dell, HP, Asus…

  61. Arthur

    Bom Dia Amigo! Tenho um notebook Dell Inspiron N4030, a 2 Anos, sempre joguei nele o game HON funcionava muito bem no grafico medio, porem de umas 2 semanas pra cá, ele demora pra ligar e o jogo trava muito, sem condições de jogar ONLINE, então o formatei instalei os drivers e o game HON novamente, sem arquivos, sem nada só o jogo, ainda sim continua lento, instalei programas pra observação de temperatura e vi que está chegando a 60°C o processador, gostaria de saber se o amigo teria uma sugestão pra resolver o problema pois muito pesquisei e ainda não encontrei a solução.

    Configurações:

    Core I3 380M 2.53 Hd 320 4GB Ram Intel HD Graphics,

    Forte Abraço!

    • Evandro

      Faz um diagnóstico nas memórias com o programa Memtest. Já fez alguma manutenção preventiva nele? Limpeza física e lógica? Pode ser isso.

      • Arthur

        As memórias, estão funcionando perfeitamente, quanto a manutenção o cooler faz um barulho baixo, mais faz.

        Pode ser isso ?

        • Arthur

          Abri o notebook, joguei uma ducha de AR nele! Troquei a pasta térmica do processador, até agora funcionando bem! Obrigado pela Ajuda! Forte Abraço!

          • Evandro

            Estamos aqui pra isso… Uma boa base de refrigeração também pode ajudar você…

  62. anderson

    difícil é ter um bom pc de mesa para games,pois são mt caro!

    • Evandro

      Anderson, não acho… há alguns anos eram caros, hoje você monta um pc bom pra rodar todos os jogos com algo em torno de R$2.500. No início deste século o valor podia chegar a 4 ou 5 mil, o que comparado ao poder aquisitivo atual, giraria em torno de 7 a 8 mil. A não ser que você queira um top ultra master mega PC…

  63. rodrigo

    Comprei um Acer 6gb i5 500 hd e video hp hd 4000 1760 mb dynamic video memory Estou tentando colocar o the walking dead surviver mas não consigo. Quais as configurações maximas exigidas por um jogo que consigo fazer funcionar no note

    • Evandro

      Por ele não ter vídeo dedicado, você conseguirá rodar vários jogos que não exigem demais da máquina, mas não tem como dizer o máximo que ele irá rodar…

  64. Igor Matheus

    Lucas eu queria saber tipo só uma coisa, no final do ano iriei comprar um Avell Titanium B153 SE, Processador i5 3,4GHz 3ª Geração,Placa de video GT640 1GB dedicado, 16GB de memoria DDR3, 1TB de HD. Um Notebook ótimo para o preço dele que so esta custando R$2,750, no proprio local do post de venda do produto, esta dizendo que jogos tais como Mass Effect 3 com FPS de ~59, a temperatura pode chegar a 47ºC, sera que se eu compra uma base cooler resolve este problema? Agradeço e espero a resposta.

    • Evandro

      Igor, se ele ficar só nos 47°C está ótimo… Isso não é problema. O limita aceitável seria em torno dos 60°C, então é só monitorar a temperatura e evitar que ela exceda esse valor. Mas se quiser investir numa base, procure as thermaltake ou alguma com as mesmas características…

  65. Luiz

    Lucas eu estou em dúvida em dois notebook, qual você acharia melhor para jogar games como Battlefield 3 e o 4, e need for speed the Run. no Máximo ? os dois tem uma placa de vídeo excelente. Notebook Samsung Intel® Core® i5 3210M, NP550P5C-AD2BR, 6GB, HD 1 TB, 15.6″ , Webcam, Bluetooth, HDMI, Wi-Fi – Windows 8/ ou Inspiron 15R Special Edition Processador 3ª Geração do Processador Intel® Core™ i5-3230M (2.6GHz até 3.2GHz. Memória RAM1 6 GB de SDRAM DDR3 a 1600 MHz. Armazenamento Disco Rígido 1TB, SATA (5400 RPM). Tela Tela LED Full HD (1080p) de 15.6 polegadas, Widescreen. Placa de vídeo Placa de Vídeo AMD Radeon™ HD 7730M, 128-bit, 2GB. qual dos 2.

  66. mateus

    eu vivo pedindo pra minha mae para instalar gta san andreas mas ela fala q nao pode porque fica pesado o notbook

    • Binho

      Fica pesado nada, eu rodo no meu PC com apenas 1gb de ram

      • Evandro

        Mateus e Binho, se vocês derem uma olhada nos comentários anteriores, entenderão bem a questão do uso dos jogos nos notebooks. Eu momento algum fala-se que não roda ou que não pode, mas que é prejudicial a médio ou longo prazo, e dependendo dos casos, a curto prazo também. GTA San Andreas é um jogo considerado velho, que não exige muito em questão de hardware, o que certamente permite que ele rode com extrema facilidade em notebooks atuais, mesmo sem placa dedicada. Mas a questão é o quanto isso pode prejudicar seu notebook. Deve-se manter um monitoramento de todo o hardware, verificar temperaturas e funcionamento constantemente, de acordo com as determinadas na matéria. Se tudo estiver normal, o uso de jogos pode ser mantido, mas se algo estiver acima do normal, deve-se evitar o máximo. Espero ter ajudado, boa diversão!

  67. Binho

    Jogo FIFA 13 no meu notebook, depois que li esse blog fiquei com duvidas, mas a principal é será que o meu notebook pode mesmo perder desempenho? Tenho um HP 750GB HD, processador Core i3, 4GB de RAM, quanto a temperatura ele chega em média a 77°C enquanto jogo, e quando o jogo não está aberto 57 ~ 68° dependendo do que eu esteja executando, posso danifica-lo mesmo não jogando excessivamente?

    • Evandro

      Binho, a mesma questão pode ser respondida com a resposta do comentário acima. Mantenha ele dentro das temperaturas recomendadas, sempre monitorando-as. 77°C já é considerado alto pra um notebooks convencional e, portanto, não recomendado. Na verdade até fora dos jogos ele já está com temperatura alta, 57 – 68°C já está nos limites, o ideal é não passar dos 60°C. Se não estiver na garantia, tente trocar a pasta térmica, limpar o cooler, e em casos maiores, comprar uma boa base resfriadora para notebook, recomendo Thermaltake. Pra você ter uma ideia, meu notebook rodando jogos pesados (diablo3, world of warcraft, company of heroes) não passa dos 55°C em dias quentes. No inverno não passa dos 45°C.

      • Binho

        Só corrigindo, me enganei ao especificar a temperatura ele não chega a 77ºC e sim a 67ºC com os jogos, e fora deles fica em torno de 42º 48ºC

  68. Binho

    Só mais uma dúvida, quando rodo o game em economia de energia a a temperatura fica no máximo em 58ºC Se o notebook não esquentar muito ainda assim pode ser prejudicial?

    • Evandro

      O modo de economia de energia desativa alguns recursos que gastam mais energia, reduz brilho, entre outros… A questão da temperatura é indiferente do modo, deve sempre ser observada e será sempre a mesma: evitar passar dos 60°C sempre. Mas, claro, se uma vez ou outra a temperatura chegar perto dos 70°C não quer dizer que sua máquina vá estragar… O ideal é evitar prolongar estes aquecimentos exagerados. Lembrando que a máquina costuma travar, hibernar ou desligar quando a temperatura chega perto do limite recomendado, algo que varia de uma máquina pra outra, mas geralmente é em torno de 75 a 80°C

  69. dailton

    bom dia estava lendo sua matéria aki sobre o porque um notbook não foi feito p/ jogos pesados. mas eu estou querendo saber se um notbook cce win, com 2gb ram, 320hd, proces. intel dual core. modelo x30s. não tem como mudar a configuração para jogos pesados? por ex; simuladores de voo, etc. obrigado..

    • Lucas Peperaio

      Você pode tentar rodar, mas caso o notebook esquente, você poderá ter os problemas citados no artigo

  70. Solange

    Olá, Lucas preciso comprar um notebook para rodar programas pesados estudante de (arquitetura) pensei num Notebook HP 1000-1460BR, Intel® Core™ i5-3230M, Windows 8, 4GB 500GB, HDMI, que você acha? Sony achei mto alto o preço? Aguardo retorno. Obrigado. Solange.

  71. Lucas Railbolt

    Cara muito bom, li tudo e foi muito importante pois tenho um notebook com alguns jogos +- pesados e muitas das vezes eu sentia o notebook sendo prejudicado quando eu começava a jogar . então vlw ai pela ajuda

  72. Gleiziane

    Oi Lucas Boa Noite! Preciso de uma consultoria, já que você gosta de ajudar as pessoas! kkkkk… No Notebook CCE Intel® Celeron® 847, Ultra.Thin S43, 4GB eu consigo baixar o jogo THE SIMS 3? Porfavor me ajude!

  73. de Souza Valente

    o meu notebook suporta muitos jogos no maximo a configuraçao dele é essa hp dv6 intel core I7 2.4+turbo =3.10 4 gigas de ram nvidia GEFORCE GT 635m 2 gigas dedicado 750gigas de hd windows 8 ele roda words of tanks ,league of legends ,resident evil 5 e Lost Planet

  74. lucas de jesjesus

    lucas peperario eu qeria saber se o meu notebook windows 8 intel celeron dualcore e AHD DE 250 GB RODA gta san andreas multiplayer

    • Evandro

      Caro Lucas, você deveria dar mais detalhes a respeito de sua máquina. Mas provavelmente seu note vai rodar sim, mas não recomendo, pois é uma máquina limitada e que vai esquentar muito. Ainda mais sendo um celeron!

  75. lucas de jesjesus

    por favor cara presiso da sua ajuda anoite eu vo entra no seu blog dinovo vlw

  76. Lucas Alexandre

    Olá Lucas ..Eu comprei o Resident Evil 6 e o cara falou que poderia queimar meu notebook, gostaria de saber se isso realmente pode acontecer? Obs: Ja tenho instalado Resident Evil 5, PES 2011, GUN, Call of Duty

    • Evandro

      “PODE” acontecer não é o mesmo que dizer que “VAI” acontecer… Pode sim, mas é só monitorar as temperaturas para que elas não passem o recomendado que não terá problemas. Dê uma olhada nos outros comentários, tem muita coisa à respeito!

  77. Marcio Santos

    Bacana a matéria.

    Realmente, os notebooks mais comuns do mercado não servem pra jogos. Mesmo estes que tem o Intel Graphics 3000, 4000. E quem tenta forçar a barra (meu caso), poderá ter uma surpresa desagradável lá no final das prestações.

    • Evandro

      Marcio, até mesmo porque estas Intel Graphics são integradas ao processador e aquecem os 2 ao mesmo tempo… Intel Graphics não são feitas para jogo, mas sim pra suprir as necessidades de renderização 3D de alguns programas, por exemplo, o efeito AERO do Win7.

  78. Victor

    Sou leigo nessa area de informatica,e queria saber um notebook que rode legal jogos onlines,ta pesando em comprar um da avell ou da dell,alguem me indica um notebook? vou usar para meu curso de T.I e alguns jogos,e queria saber um bom,desde ja agradesco,o maximo que pago e uns 2600 reais.

    • Evandro

      Victor, o ideal é que você pesquise as configurações que o jogo exige e pegue algo superior a isto. Exemplo, se o jogo exige um I5 2,0ghz, tente um I7 de 2,0 ou superior. Mas o principal mesmo é procurar os que tenham GPU: GeForce ou Radeon, pois possuem vídeo dedicado e terão uma performance melhor, tanto em questão de refrigeração quanto em rendimento em geral.

  79. ALEXANDRE

    OLA LUCAS PARABENS PELO TRABALHO ! , estou precisando tirar uma duvida , tive um notbook dell 14r , i7 , 3* geraçao ,8gb ,1tb geforce 1gb . Trabalho com ediçao de video e jogo raramente esta maquina nunca me deixou na mao , mas apresentou uns problemas recentemente e a dell ira devolver meu dinheiro . gostaria de intender esta diferença 4ª Geração do Processador Intel® Core™ i7-4500U (1.8GHz, 4Mb Cache) 3ª Geração do Processador Intel® Core™ i7-3537U (2.0GHz até 3.1GHz com Intel® Turbo Boost 2.0, 4 Threads, 4Mb Cache) parece que o 3* geraçao e melhor ! rs e qual a diferença real do i5 para o i7 fora os nucleos ? e Disco Rígido 500GB SATA (5400 RPM) “”””””””com 32GB mSATA SSD (para Intel® Smart Response)”””””””””” o que diferencia isso e o que é isso ? rss agradeço a atençao um abraço alexandre kambuhy

    • Evandro

      Quanto ao disco rígido, este HD possui 32GB interno de armazenamento em estado sólido (SSD), ou, em outras palavras, em memória flash como em um pen-drive. SSD é mais rápido que um HDD (HD mecânico), e as vezes vem com o sistema operacional instalado nele, o que aumenta a velocidade, em teoria. No caso citado ele é usado em um recurso chamado Smart Response, que, acredito eu, deve ser um recurso que acelera acesso aos dados. No caso dos processadores, um i5 basicamente é uma versão intermediária entre os de baixo custo e alto custo da intel. Geralmente possui alguns recursos a menos que os i7. Comparando com os antigos, poderíamos dizer que i3 = celeron, i7 = pentiumIV 2,0+, i5 = pentiumIV 2,0-. E quanto às gerações, o ideal é pegar um benchmark de comparação entre os 2, pois estamos falando de uma geração de diferença, então o clock não passa de mera simbologia… São tecnologia mais avançadas, recursos melhorados, frequências diferentes e por aí vai… É como comparar um PIV 3,0Ghz com um I3 de 1,5Ghz, onde mesmo o i3 tendo apenas 2 núcleos, o que em teoria equivaleria a um 3,0 (sabemos que não) ele acaba sendo muito superior ao PIV 3,0… Meio confuso, mas espero que tenha entendido

    • Evandro

      Apenas para complementar, dê uma olhada neste link: http://www.intel.com/content/www/us/en/processor-comparison/compare-intel-processors.html ele ajuda um pouco

  80. NOTEBOOK DA SAMSUNG COM PLACA DE VÍDEO NVIDIA PODE RODAR BEM JOGOS COMO NEED FOR SPEED OU NÃO

    Prezado Lucas! Parabéns pela matéria. Tenho Notebooks da Samsung vem placa gráfica Nvidia de 1GB. Um deles é o RF511, que tem configuração de 750GB de HD, 1 GB da placa de víedo NVIDIA 540M, 6G de memória RAM e processador CORE i7 Turbo bost. Se usar jogos da série Need for Speed Shift e Shift 2, Grid2 e outros de corrida pode dar problemas de super aquecimeno causando danos ao equipamento ou não? Agradeço sua atenção

    • Evandro PH Sistemas

      Indiferente da máquina você sempre poderá ter problemas de super aquecimento… Dê uma pesquisada nos outros comentários que tem vários programa que monitoram a temperatura para que você use durante seu jogo… Bom divertimento!

  81. Henrique Teixeira

    Ola Lucas, sou estudante de engenharia civil e pretendo comprar um alienware 18” so que para usar em renders e outros softwares de engenhara e arquitetura, pois preciso de um not potente e pelo que vi, acho este o melhor. Voce como um otimo entendedor da area de computacao, acha que seria um exagero? E sera que ele deixa a desejar em algum aspecto na minha necessidade dentro da engenharia?

  82. Henrique Teixeira

    Ola Lucas, sou estudante de Engenharia civil e procuro um notebook para renders e outros software de Engenharia e arquitetura numa mesma maquina,estou pensando em adquirir um Alienware 17x sera que vai me atender bem ou seria um exagero? Ou ele poderia ainda deixar a desejar sobre algum requisito na minha necessidade dentro da Engenharia ?

    • Evandro PH Sistemas

      Renderização exige muito da máquina, mas tudo vai depender exatamente qual o tipo de projeto que você pretende fazer e o nível de qualidade… Embora eu ache que um Alienware é uma máquina muito boa, mesmo assim eu lhe recomendaria um PC Desktop, com uma placa de vídeo voltada à renderização de projetos 3D… Se o seu caso é só um portátil mesmo, vai de alienware…

  83. MatheusGG

    Oi tenho um notebook Semp Toshiba i5 terceira geração 3210M, 4GB Ram, 500 HD e Windows 8 64bits, porém minha intel HD graphics 4000 que já soube ser uma boa placa dedicada esta dedicando apenas 32 mb para o video, gostaria de saber se você sabe como solucionar este problema? Tem a ver com memoria ram, driver de gráfico, ou o proprio windows 8? Já tentei entrar na Bios e la nao tem opção de aumentar a memória dedicada, alguns jogos como o PES 2013 fecha sozinho devido a essa pouca memoria dedicada… Obrigado!

    • MatheusGG

      Corrigindo, A intel hd graphics é uma boa placa onboad…

      • Evandro PH Sistemas

        Caro MatheusGG, uma pequena correção, Intel Graphics não é uma placa, e sim um chipset de GPU integrado ao processador. A grande maioria dos notebooks gerencia a memória de acordo com a necessidade, ou seja, se seu jogo está exigindo 256Mb a máquina “destina” automaticamente essa memória pra ela. Mas mesmo assim acho que esse gerenciamento automático deixa bastante a desejar. Que eu saiba, não é possível mudar isso.

        • MatheusGG

          Oi Evadro, obrigado pela resposta… Então, na verdade minha dúvida é sobre a dedicação de memoria, pois mesmo sendo um i5 terceira geração com intel gd graphics 4000 ele esta dedicando somente 32 mb… o pc da minha namorada por exemplo é i5 segunda geração com intel hd graphics 3000 e dedica 128 mb pro video, fora que ja andei caçando na net e outras pessoas com a intel hd 4000 tbm possuem 128 mb dedicada… você sabe se existe um modo de essa dedicação de memoria ser aumentada sem entrar na bios, já que entrei e la nao tem a opção..

          • Evandro PH Sistemas

            Tenta executar o programa DXDIAG e veja quanto de memória ele diz que tem na guia exibir. Como eu disse, na grande maioria dos notebooks o gerenciamento é feito pelo sistema, sem interação humana. O que provavelmente está ocorrendo é que o seu processador, que é melhor, acaba requerendo menos vídeo, portanto ele acaba definindo apenas 32mb. O de sua namorada que é mais antigo e menos potente, acaba exigindo mais do vídeo, então ele destina 128mb. Outro detalhe muito importante: este gerenciamento avançado de memória de vídeo só funciona se o notebook estiver ligado à energia, se estiver na bateria ele sempre limitará os recursos. Outro detalhe: o que define a capacidade gráfica do dispositivo é o CLOCK, não a memória. A memória é apenas o local onde as informações sendo processadas são armazenadas. Então, se o seu processador achar que não precisa mais que 32mb na GPU, não tem o que fazer… Pesquisei nos foruns mais importantes sobre GPU e todos dizem que não há o que fazer mesmo, é confiar no processador e boa. Alguns até recomendar usar linhas de comando para rodar determinados jogos para fazer com que eles entendam que nosso dispositivo tem capacidade para tal, como é o caso do GTA 4 que limita a qualidade de acordo com a memória. Nesse caso precisamos forçar que o jogo entenda que nosso GPU tem capacidade suficiente para executar ele em alta demanda.

  84. Divino Jardim

    tenho um ultrabook dell 500 hd 8 gb memoria e procee.. i5 3º posso jogar quais jogos mele sem ter maiores poblémas?

  85. Jariel

    Lucas, gostei do seu post e gostaria de deixar minha experiência com meu notebook GATEWAY m1631u (https://support.gateway.com/s/notebook/2009/gateway/m/M-1631u/M-1631unv.shtml). Tenho o mesmo desde 2010 e já rodei nele todos os softwares mais pesados que ele suporta (incluindo jogos e programas de engenharia) e o mesmo até se sai bem, porém esquenta bastante (tendo chegado à temperaturas da ordem dos 90 ºC nos piores casos). Isso porque durante algum tempo, trabalhei com ele em más condições de limpeza e o mesmo desligava constantemente, porém acredito que dei sorte visto que o mesmo nunca apresentou defeitos devido a aquecimento. Outro detalhe foi que ele já sofreu duas quedas razoáveis (de mais de 1 metro) e continua funcionando. Por experiência própria digo que a estrutura do notebook e a qualidade de seus componentes influência de forma bastante expressiva na durabilidade e resistência do mesmo. Para quem tem dúvidas na escolha entre notebook e PC, eu sempre digo: Só se compra um notebook se o requisito mais importante for a mobilidade, sendo que hoje já se tem melhores opções nesse sentido.

  86. rock and roll

    Hey amigo, um notebook Samsung R430 com: 2GB RAM, processador: Pentium Dual Core T4400 2.2GHz , Direct x 11, Placa de vídeo: Mobile intel Shipset family (818 MB) com win 7 Home e premium rodaria jogos pesados como Star Trek Online e etc… ?

  87. mattews

    Lucas, só acho que você se equivocou na parte onde diz que queimar por jogar pode comprometer a garantia, tal afirmação é judicialmente absurda. O uso de jogos é legal em computadores portáteis, se tornando ilegal a abstenção de direito do consumidor por esquentar o dispositivo.

  88. jordachy wostenys

    “queria saber um notebook pra roda um fifa ou um pes e um gta o notebook tem que ter qual pecas pra roda esses jogos????

  89. Gildson

    Sou moçambicano,tenho um dell inpiron15 dual core celeron 1.8ghz,4gb de ram,500gb hd, obtive nesse ano,quando obtive jogava tudo que é play e rodava filmes e videos em full hd sem problemas,apenas aquecimento,depois fui obrigado a formatar o laptop e perdí varios drivers actuais,mas mesmo assim jogava de tudo(nb apenas jogos pesados,pes 2013,pes 2014,mortal combate ,o ultmo,etc) mas por vezes engasgava um pouco e nem sempre,e videos e filmes em full hd sem problemas,até que baixei os ultimos drivers lançados para o laptop,até fiz update do bios…e daí nem egasgadinhas tive,e jogo d tudo mesmo…e para prevenir comprei um cooler esterno daqueles tipo base…pra mim laptop só dell,ja tive outras marcas dell me convenceu…nao sei o que tem d tao especial, mas o meu lap é super potente…

  90. KKKKKKKKKKKKKKKKKKk

    KKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKK Artigo ultrapassado

  91. Agnes

    http://www.dell.com/br/p/inspiron-15r-5537/pd?ST=+alienware&dgc=ST&cid=52588&lid=1353056&acd=1225513272620560 algum desses computadores é bom para the sims 3?

  92. Jader Ibrahim

    Eu queria que me respondesse uma pergunta. Eu comprei um notebook positivo 2670, gostaria de saber se ele pelo menos aguenta jogos como Starcraft 2 e Diablo 3 na configuração média. Aguardo resposta. Desde já obrigado.

  93. carlos alexandre

    Notebook Semp Toshiba com Processador Intel® Core™ i5, Tela 14″, 4GB de Memória, 500GB de HD, Gravador de DVD, HDMI e Windows 8 nao entendo muito dessas coisa nao mais sera que abre pes ou fifa

  94. ton

    eu tenhu um notebook asus core i3 2 geraçao 4 nucleo de 1.4 roda gta 4 aki de boa processador nem passa dos 30 % de uso

  95. Michel

    Lucas, comprei um Notebook Dell Inspiron, I7, 8GB de memória, 1 TB de HD e 2 GB de placa de vídeo dedicada e o meu PES 2013 não está rodando como acho que deveria rodar (não chega a travar total, mas as imagens estão trêmulas, travando sutilmente). Não entendo pq disso, já que tinha um notebook CCE com intel I5, 4GB de memória, HD 640 GB e rodava normalmente! E olha que eu compartilhava só 128 MB para o vídeo. O que eu posso fazer?

  96. kenventuraacosta

    tenho um itautec i3 3110m 2.4ghz com 4 nucleos 4gb ram 500hd e uma placa de video intel grafics 4000 te roda susa tomb raider 2013,fra cray3 assassins greed revelations,gta4, skyrim ,resident evil 6 no maximo de graficos ,bulletstorm, call of duty mw3,dark void fs 2013,tom clasy splinter sell blakilst…etc

  97. danielrichelm

    já joguei um jogo de guerra no notebook positivo isso quer dizer que ele aguente o jogo resident evil ou outros jogos pesados

  98. william

    quando eu vou jogar um jogo 3D, sem precisar baixar, mas dai aparece um nome VIDEO CARD DRIVER 3D, eu já baixei o directx, atualizei varias vezes, verifiquei se o direct3D se estava ativado, mas não estava desativo, é quando eu ia em uma aba que tinha que coloca no ALTO(maximo) ele já estava no ALTO…

    depois disso não sei oque tem que fazer, eu uso NOTEBOOK.

    me ajuda pf, eu to muito extresado com isso.

  99. Luis Carlos

    tenho um pc fraquinho g1000br proc. e-350 hd6310 2gb ram , ele roda o bf4 e crysis mas fica travando(ou dando bugs), roda splinter cell blacklist sem bugs então queria saber de vc, se eu colocar 8gb de ram ele vai rodar sem bugs? ps: jogo tudo no low, só quero jogar e só. não to com grana pra montar um pc gamer agora… agradeço desde já sua resposta.

  100. anonimo

    eu tenho um LG core i7 3º geração 4 nucleos de 2.1 ghz, uma placa amd com 1gb de ram dedicada, 6 gb de ram DDR3 e HD 750, ele roda BF4 com graficos aceitaveis, e sim esquenta bastante as vezes, mas nada que um ventilador nn resolva :P

  101. devid

    o notebook cce x30s processador intel dual core HD 320 memoria ram 2 GB windows 7 starte serve pra alguma coisa ou para jogar algum jogo espero a resposta obrigado pela coopreençao

  102. marcinho

    PERGUNTA IDIOTA, mas, vou fazer assim mesmo, porque que qualquer jogo de pc, quando rodo em notebook, a tecla para ativar a tela de console para adicionar modo deus, entre outras coisas, eu não consigo, alguma ideia? já tentei o teclado alfa-numerico usb e nada.

  103. pedro felipe

    e existe outra linha de notebooks gamers é essa http://avell.com.br/ mto boa porem cara mas é brasileira parece ser interessante adquirir os notebooks de avell!

  104. http://www.zanel.com.br

    A Zanel e uma indústria de EPI`s, produzimos luvas, aventais, mangotes, perneiras, calça, blusão, aventais com manga, todos nossos produtos são feitos com raspa de couro bovino e ou vaqueta.

    Visite nosso site http://www.zanel.com.br

    Curta nossa Fanpage http://www.facebook.com.br/zanelluvas

  105. Alex Lopes

    Olá tenho um Notebook K45VM, processador 17 3610QM 2.3ghz, 8gb RAM, ssd 128gb, hd de 500gb 5200rpm, placa de video onboard 4000 hd graphics, placa de video offboard gt 630m 2gb ddr3, vi videos no youtube rodando battlefield 4, comprei para mim e chega semana que vem… Ele roda normal ou tem algum perigo? Já rodei no notebook, PES 2014, Combat arms, warface, jogos com bons graficos, que nao travaram o note… Uso em uma mesa pra note, com dois coolers embaixo… E jogo sempre sem bateria, ligo direto na energia…Minha duvida é la com o battlefield 4 mesmo, vi alguns que fizeram over nela, se fizer reduz muito a vida util da placa??

  106. Wilson Oliveira

    Olá.. li sua postagem, e tenho duvidas com meu notebook. ele é da marca ASUS modelo K43U 4Gb de memoria e 320 GB de HD. AMD VISION, RADEON GRAPHICS HD 6290

    E a duvida seria … se eu trocar meu HD para 1TB ele melhora mais o desempenho ou tenho que trocar outra coisa ? acho ele muito lerdo já formatei mais continua a mesma lerdeza, nem tenho jogos nele!

    • pedro felipe

      deveria comprar um ssd de 1 tb que deixa o pc mais rápido se ta tudo lerdo deve ter virus no teu pc! e indico esse SSD puro mesmo! http://produto.mercadolivre.com.br/MLB-554186717-hd-ssd-samsung-840-evo-sata-6gbs-1tb-25-pol-1000gb-_JM se vc for do rio de janeiro vai pela boadica aqui:http://www.boadica.com.br/produtos/f45/116059.html ou caso queria de 500gb http://www.boadica.com.br/produtos/f45/115176.html :) e leia esse materia: http://www.baboo.com.br/hardware/hd-ssd/nao-se-deve-fazer-com-ssd/ mas o ssd vale a pena :3

      • wilson

        nossa, esse valor eu compro um novo e melhor! eu só quero saber se comprando o HD de 500 ou 1TB ele melhoraria ? ou eu troco o processador dele ?

        • Alex Lopes

          o HD só melhora o desempenho se vc colocar um de 7200rpm, mas mudara pouca coisa…um ssd muda mto… mas pode pegar um ssd de 120gb no minimo e deixar para osistema, e um hd para os arquivos…vai ficar bom demais… ou entao mude apenas o processador senao quiser colocar ssd

          • wilson

            Ai que tá.. não sei se o meu processador e chumbado… ele é ( c-60 AMD )

        • pedro

          o processador é chumbado sim por isso deveria comprar um desktop se quiser um desempenho top de vdd por exemplo eu montei meu pc por 2.3 mil reais e roda qlr game no ultra com meu R9 280x na boa :3

  107. flávia j

    Muito bom seu artigo, realmente é a mais pura verdade. Tenho um Notebook comum e básico HP Pavilion g4 e ele não suporta nem mesmo jogos pra PC antigos de 1997… -.-´ Não adianta forçar a barra porque a máquina vai esquentar muito e após um tempo vai começar a hibernar (foi o que acontecia comigo). Os únicos jogos que meu Notebook aceita sem problemas são de gameboycolor/advance no Emulador.

  108. rodrigo

    meu note tem core i3 2328 2.20 ghz placa hd graphics 3000 4 gb de ram roda muitos games atuais como devil my cry 5, resident revelation,dead espace 3, no medio e outros no minimo o que me preucupa mesmo é a temperatura ja chegou a 85 graus ele nunca reiniciou por causa disso, todo processador tem seu limite de temperatura e supondo que o meu suporte 85 graus posso jogar casualmente esses jogos sem medo de queimar o note?

  109. Guilherme

    olá eu queria saber se o notebook sony vaio é bom para jogos tipo bf3, warface e etc…

    ram: 4 gb

    Processador: intel core i3

    placa de vidio: Intel HD Graphics family

  110. bernard

    meu notbook n e muinto bom.eu queria saber os melhores jogos pra ele. ele tem 320 de gb no hd windows 7 e prosessador intel….resident evil 4 ficou lerdo nele